O Estado do conhecimento sobre Movimento Estudantil brasileiro no campo da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16977

Palavras-chave:

Movimento Estudantil, estado do conhecimento, educação, produção acadêmica.

Resumo

Este texto apresenta mapeamento acerca da produção acadêmica sobre o Movimento Estudantil brasileiro no campo da Educação. O Estado do conhecimento apresentado, portanto, visa expor o perfil quantitativo e a incidência das pesquisas que tomaram o Movimento Estudantil como objeto de pesquisa. Para tanto, contextualiza-se o Movimento Estudantil brasileiro, tomando por base as pesquisas de autores como Poerner (1979), Mendes Jr. (1982), Fávero (1995), entre outros que se dedicaram aos estudos sobre a participação política dos jovens brasileiros; e analisa-se a produção acadêmica a respeito da temática em tela, de modo a apontar possíveis lacunas e fragilidades nos estudos já realizados. A partir da análise, conclui-se que, em relação ao período ditatorial iniciado em 1964, há predominância de trabalhos sobre sua reconstrução histórica, por meio de narração de fatos e de acontecimentos vivenciados pelos estudantes. Além disso, em relação ao Movimento Estudantil contemporâneo, há tendência na realização de estudos de caso. 

 

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Biografias Autor

Aldimara Catarina Brito Delabona Boutin, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

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Publicado

2022-10-14

Como Citar

BRITO DELABONA BOUTIN, Aldimara Catarina; FLACH, Simone de Fátima. O Estado do conhecimento sobre Movimento Estudantil brasileiro no campo da educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 62, p. e16977, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n62.16977. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16977. Acesso em: 13 nov. 2024.