Gordofobia, bullying e violência na escola: um estudo em representações sociais com pré-adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.18893

Palavras-chave:

gordofobia, bullying, violência, pré-adolescentes.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado referente as representações sociais e as experiências vividas por pré-adolescentes a respeito da gordofobia, relacionando-a com o bullying, a violência e as dificuldades escolares. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, o qual teve como eixo norteador a Teoria das Representações Sociais, a partir de Serge Moscovici. Foi desenvolvida em 3 (três) escolas públicas de Sidrolândia/MS, com 16 (dezesseis) alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de grupos focais, sendo um em cada escola. Os dados foram transcritos e analisados a partir da perspectiva de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelam que o corpo pode ser visto como dispositivo de diferenças e intimidações por conta de sua estrutura. Para os alunos, a gordofobia é retratada como bullying. Praticas sistemáticas que provoca desconforto e desânimo para frequentar a escola devido aos maus tratos e a violência, o que afeta diretamente o seu desenvolvimento acadêmico. Ficou clara a demonstração de sentimento, dor e sofrimento por aqueles que estão fora do padrão exigido socialmente. Com isso, os alunos internalizam as representações negativas sobre seus próprios corpos e exteriorizam seu sofrimento de forma agressiva, fazendo com que a violência ocorra diariamente na escola. O que faz dessa instituição um local inseguro e totalmente despreparado.

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Biografias Autor

Valdelice Cruz da Silva Souza, Universidade Federal do Mao Grosso do Sul – UFMS

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/FAED). Bolsista pela CAPES. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de
Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus de Naviraí. Atuou como bolsista de Iniciação Científica – PIBIC CNPq e
PIBIC UFMS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Doutora com Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

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Publicado

2022-03-29

Como Citar

CRUZ DA SILVA SOUZA, Valdelice; PERES GONÇALVES, Josiane. Gordofobia, bullying e violência na escola: um estudo em representações sociais com pré-adolescentes. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e18893, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.18893. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18893. Acesso em: 3 jul. 2024.