Os projetos de vida de filhos das extrativistas de Babaçu no Maranhão, entre continuidades e rupturas
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n67.23602Palavras-chave:
Adolescentes rurais, Coco babaçu, Projeto de vidaResumo
Este trabalho é parte de uma tese de doutorado, que objetivou conhecer os projetos de vida de adolescentes, filhos das quebradeiras de coco babaçu no leste do Maranhão, na tentativa de entender se em seus projetos está a continuidade das atividades que suas famílias realizam ou se direcionam para outras atividades profissionais. A pesquisa, recorte de uma tese de doutorado, teve a participação de treze adolescentes que cursavam o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública na zona rural maranhense, filhos das extrativistas de coco babaçu, bem como de outros colaboradores que trabalham na educação. Neste artigo serão mencionados apenas os adolescentes. A pesquisa revelou que a escola em que eles estudam, ainda não trabalha com o eixo curricular “projeto de vida”, porém, a partir das falas dos adolescentes, compreendeu-se que trabalhar com esse eixo curricular, primando fortalecer seus projetos de vida, encontra respaldo teórico na perspectiva de ensino freiriana. Vale ressaltar que a escola interfere em seus projetos de vida, pois tanto os alunos quanto os pais, veem nela uma alternativa de melhores condições econômicas e sociais. Portanto, a partir deste estudo, evidenciou-se também que esses adolescentes têm como objetivo conseguir uma formação acadêmica de nível superior para ter uma profissão, que não se relaciona com as atividades do coco babaçu.
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