Temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica: professores em processo de empowerment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23656

Palavras-chave:

Consciência Crítica, Empowerment, Temas Transversais

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar de que forma a exploração de temas transversais por um grupo de professores(as), em uma perspectiva crítica, pode contribuir para o empowerment de cada um(a) dos(as) participantes. O conceito de empowerment é tomado da trama teórica que compõe a Educação Matemática Crítica e suas interseções com a pedagogia de Paulo Freire. Os seis participantes do estudo são professores e professoras de Matemática das redes pública e privada do Estado do Rio de Janeiro. Nos sete encontros, que ocorreram de forma remota por causa do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, os participantes discutiram acerca dos temas transversais e refletiram sobre algumas possibilidades de exploração deles em aulas de Matemática. Como resultado, questões de Matemática foram elaboradas, de forma coletiva, tendo os temas transversais como pano de fundo. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio, vídeo e questionário. A análise se baseou em uma forma adaptada do trabalho com temas geradores, destacando os momentos de investigação, tematização e problematização. Ela revelou que os professores, ao longo dos encontros, passaram de uma consciência ingênua a uma consciência crítica, no que se refere ao uso de temas transversais em aula de Matemática, como caminho para o empowerment.

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Biografias Autor

Adriane Lorrane Feitosa Campos dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto

Professora da rede privada de ensino do Rio de Janeiro

Edmilson Minoru Torisu , Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutor em Educação pela Unicamp. Professor do Departamento de Educação Matemática da UFOP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFOP.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

SANTOS, Adriane Lorrane Feitosa Campos dos; TORISU , Edmilson Minoru. Temas contemporâneos transversais em uma perspectiva crítica: professores em processo de empowerment. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 66, p. e23656, 2023. DOI: 10.5585/eccos.n66.23656. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/23656. Acesso em: 26 dez. 2024.