Decolonização dos currículos escolares por meio da Lei nº 10.639/2003 para uma educação libertadora e pós-abissal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.24494

Palavras-chave:

Colonialidade, Currículos escolares, Decolonização, Educação.

Resumo

Este artigo tem como tema central a colonialidade do saber e a Lei nº 10.639 de 2003, que incluiu nos currículos oficiais da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura afro-brasileira como possibilidade para uma educação libertadora e pós-abissal. O problema de pesquisa baseia-se nos seguintes questionamentos: Os currículos escolares são territórios colonizados por saberes ocidentais e eurocêntricos? É possível pensar na Lei nº 10.639/2003 como possibilidade para decolonizar a educação? O objetivo geral é, portanto, compreender a importância da referida lei para a criação de currículos emancipatórios e de saberes múltiplos a partir de um olhar decolonial e pós-abissal. Como metodologia, adota-se o modo de raciocínio dedutivo, uma abordagem predominantemente analítica e procedimentalmente, a pesquisa é bibliográfica. Além disso, a fundamentação teórica centra-se nos estudos de Boaventura de Sousa Santos, Aníbal Quijano e Ramón Grosfoguel. Como resultado, tem-se que os ideais colonizadores ainda estão presentes na educação, invisibilizando saberes, histórias e culturas produzidos por pessoas localizadas no Sul Global, lado periférico da linha abissal desenhada por Boaventura de Sousa Santos. Por isso, é preciso repensar a forma de produção e (re)produção do conhecimento a partir de uma educação libertadora.

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Biografias Autor

Gabriela Felden Scheuermann, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Professora e Coordenadora do Curso de Direito na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus Cerro Largo (RS). Doutoranda em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus Santo Ângelo. Mestra em Direitos Especiais pela mesma universidade. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá.

Noli Bernardo Hahn , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Pós-doutor pela Faculdades EST. Doutor em Ciências da Religião, Ciências Sociais e Religião, pela UMESP. Professor Tempo Integral da URI, Campus de Santo Ângelo. Graduado em Filosofia e Teologia. Possui formação em Direito. Integra o Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Direito. Lidera o Grupo de Pesquisa Novos Direitos em Sociedades Complexas, vinculado à Linha 1, Direito e Multiculturalismo, do PPG Mestrado e Doutorado em Direito da URI. Pesquisa temas relacionando Gênero, Direito, Cultura, Filosofia hermenêutica e Religião.

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Publicado

2024-06-14

Como Citar

SCHEUERMANN, Gabriela Felden; HAHN , Noli Bernardo. Decolonização dos currículos escolares por meio da Lei nº 10.639/2003 para uma educação libertadora e pós-abissal. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e24494, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.24494. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24494. Acesso em: 22 dez. 2024.