Escrita criativa e autoria

educação e literatura pelas trilhas do dadaísmo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26543

Palavras-chave:

dadaísmo, educação, literatura, prática pedagógica

Resumo

O presente trabalho aborda o Dadaísmo como uma perspectiva educacional em interlocução com a literatura, considerando-a como mecanismo potencializador de desenvolvimento da escrita criativa e da autoria de professores e estudantes.  Nesse contexto, objetiva-se relacionar os pressupostos teóricos básicos do movimento literário Dadaísta com a prática pedagógica de autoria em sala de aula. Para tanto, sob viés metodológico qualitativo, em interlocução com o movimento da vanguarda, analisamos um planejamento didático realizado, no segundo semestre de 2023, com estudantes de mestrado e doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. A proposta almejou apresentar uma abordagem lúdica da vanguarda que portou um caráter desconstrutivo do que até então era caracterizada a literatura. Por meio da escrita criativa, potencializada pela orientação disruptiva do movimento dadaísta, trilhamos caminhos de autoria reverberando, nos achados e aglutinados de letras, palavras, sons, frases, sentenças, sentidos produzidos sobre o cotidiano de cada estudante e suas diferentes visões sobre o mundo. Assim, inferimos que atividades dadaístas, na prática pedagógica, potencializam a pluralidade de saberes e fazeres no campo da linguagem, da literatura e da educação, contribuindo para a formação crítica e reflexiva dos estudantes, por meio da autoria no movimento da escrita criativa.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Eduarda da Silva Bittencourt , Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Mestranda em Educação.

Juliana Sales Jacques , Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa -, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2011). Mestra (2014) e Doutora em Educação (2017), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSM. Professora Adjunta no Departamento de Administração Escolar (ADE) do Centro de Educação (CE) da UFSM, atuando em cursos de formação de professores em disciplinas das áreas de Políticas Públicas Educacionais, Gestão Educacional/Escolar, Currículo e Pesquisa Educacional. Líder do grupo Actus - de estudos e pesquisas sobre autoria, práticas docentes e políticas públicas - e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE/UFSM), pesquisando as temáticas: Políticas públicas educacionais; Gestão escolar; Práticas pedagógicas de Língua Portuguesa na Educação Básica; Práticas pedagógicas mediadas por tecnologias educacionais em rede; Autoria e Recursos Educacionais Abertos (REA). Também atua como professora formadora em cursos a distância vinculados ao Sistema UAB/UFSM e participa do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras Português e Literaturas a distância/UAB/UFSM, bem como do colegiado do curso de Especialização em Gestão Educacional/UAB/UFSM.

Karen Letícia Bueno da Silva, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Mestranda em Letras com foco em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). Possui graduação em Letras (Licenciatura) - Língua Portuguesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2021). Tendo sua segunda graduação em Letras- Inglês na Instituição de Ensino UniCesumar (2022). Atuou como Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2018 a 2019 e do Programa Residência Pedagógica de 2020 a 2021. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras.

Referências

ÁRAN, Olga Pampa. A questão do autor em Bakhtin / The Question of the Author in Bakhtin / La pregunta por el autor en Bajtín. São Paulo, Número Especial: 4-25, Jan./Jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/WXgmr6Q5SMPYG3Mc8rsd4Th/?lang=pt&format=pdf. Último acesso: 15 de maio de 2024.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução do russo Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

CARNAZ, Maria Elisabete Alves Rosa. Da criatividade à escrita criativa. Coimbra, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/12238. Último acesso em: 25 de abril de 2024.

COSSON, Rildo. Letramento literário e teoria prática. Editora contexto. São Paulo, 2009.

ELGER, Dietmar. Dadaísmo. Hong Kong [China]: Taschen, 2010.

FIGUEIREDO, Maria de Lourdes Coelho de. Do domínio da expressão criativa à escrita criativa. Universidade de Coimbra: 2013. Disponível em: https://hdl.handle.net/10316/23619. Último acesso em 25 de abril de 2024.

FUENTES, Rodrigo Cardozo; FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Revista Perspectiva, V. 35 n. 3. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n3p722/pdf. Acesso em 26 de Abril de 2024

KOBS, Verônica Daniel. Dadaísmo e Surrealismo: zonas fronteiriças da relação interartes. Todas as Musas ISSN 2175-1277 Ano 01 Número 02 Jan-Jul 2010. Disponível em: https://www.todasasmusas.com.br/02Veronica_Daniel.pdf . Último acesso em 27 de março de 2024.

MARQUES, Ana Luiza Fernandes. Projeto gráfico de livro infantil: introdução ao dadaísmo. Trabalho de diplomação. Curitiba, 2014.

TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014.

TZARA, TristanArtist Overview and Analysis". [Internet]. 2024. TheArtStory.org. Content compiled and written by Jen Farren. Edited and revised, with Summary and Accomplishments added by Caroline Igra Available from: https://www.theartstory.org/artist/tzara-tristan/First published on 05 Aug 2016. Updated and modified regularly [Accessed 09 Apr 2024]

Publicado

2024-06-14

Como Citar

BITTENCOURT , Eduarda da Silva; JACQUES , Juliana Sales; SILVA, Karen Letícia Bueno da. Escrita criativa e autoria: educação e literatura pelas trilhas do dadaísmo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 69, p. e26543, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n69.26543. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/26543. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Secção

Dossiê 69 - Educação e Literatura