Escrita criativa e autoria
educação e literatura pelas trilhas do dadaísmo
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n69.26543Palavras-chave:
dadaísmo, educação, literatura, prática pedagógicaResumo
O presente trabalho aborda o Dadaísmo como uma perspectiva educacional em interlocução com a literatura, considerando-a como mecanismo potencializador de desenvolvimento da escrita criativa e da autoria de professores e estudantes. Nesse contexto, objetiva-se relacionar os pressupostos teóricos básicos do movimento literário Dadaísta com a prática pedagógica de autoria em sala de aula. Para tanto, sob viés metodológico qualitativo, em interlocução com o movimento da vanguarda, analisamos um planejamento didático realizado, no segundo semestre de 2023, com estudantes de mestrado e doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade pública brasileira. A proposta almejou apresentar uma abordagem lúdica da vanguarda que portou um caráter desconstrutivo do que até então era caracterizada a literatura. Por meio da escrita criativa, potencializada pela orientação disruptiva do movimento dadaísta, trilhamos caminhos de autoria reverberando, nos achados e aglutinados de letras, palavras, sons, frases, sentenças, sentidos produzidos sobre o cotidiano de cada estudante e suas diferentes visões sobre o mundo. Assim, inferimos que atividades dadaístas, na prática pedagógica, potencializam a pluralidade de saberes e fazeres no campo da linguagem, da literatura e da educação, contribuindo para a formação crítica e reflexiva dos estudantes, por meio da autoria no movimento da escrita criativa.
Downloads
Referências
ÁRAN, Olga Pampa. A questão do autor em Bakhtin / The Question of the Author in Bakhtin / La pregunta por el autor en Bajtín. São Paulo, Número Especial: 4-25, Jan./Jul. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bak/a/WXgmr6Q5SMPYG3Mc8rsd4Th/?lang=pt&format=pdf. Último acesso: 15 de maio de 2024.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução do russo Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
CARNAZ, Maria Elisabete Alves Rosa. Da criatividade à escrita criativa. Coimbra, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.26/12238. Último acesso em: 25 de abril de 2024.
COSSON, Rildo. Letramento literário e teoria prática. Editora contexto. São Paulo, 2009.
ELGER, Dietmar. Dadaísmo. Hong Kong [China]: Taschen, 2010.
FIGUEIREDO, Maria de Lourdes Coelho de. Do domínio da expressão criativa à escrita criativa. Universidade de Coimbra: 2013. Disponível em: https://hdl.handle.net/10316/23619. Último acesso em 25 de abril de 2024.
FUENTES, Rodrigo Cardozo; FERREIRA, Liliana Soares. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Revista Perspectiva, V. 35 n. 3. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2017v35n3p722/pdf. Acesso em 26 de Abril de 2024
KOBS, Verônica Daniel. Dadaísmo e Surrealismo: zonas fronteiriças da relação interartes. Todas as Musas ISSN 2175-1277 Ano 01 Número 02 Jan-Jul 2010. Disponível em: https://www.todasasmusas.com.br/02Veronica_Daniel.pdf . Último acesso em 27 de março de 2024.
MARQUES, Ana Luiza Fernandes. Projeto gráfico de livro infantil: introdução ao dadaísmo. Trabalho de diplomação. Curitiba, 2014.
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano Freitas. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014.
TZARA, TristanArtist Overview and Analysis". [Internet]. 2024. TheArtStory.org. Content compiled and written by Jen Farren. Edited and revised, with Summary and Accomplishments added by Caroline Igra Available from: https://www.theartstory.org/artist/tzara-tristan/First published on 05 Aug 2016. Updated and modified regularly [Accessed 09 Apr 2024]
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Eduarda da Silva Bittencourt , Juliana Sales Jacques , Karen Letícia Bueno da Silva
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.