Reflexões sobre a educação para a resistência e emancipação à luz do pensamento de Theodor Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.27572

Palavras-chave:

consciência verdadeira, emancipação, resistência

Resumo

O presente artigo considera a temática da educação no pensamento de Theodor W. Adorno (1903 – 1969), com intuito de explicitar a sua dupla função para formar o sujeito autônomo na sociedade capitalista. Para isso, tem-se, por um lado, a educação que prioriza a função de adaptação dos indivíduos aos mecanismos de controle da sociedade vigente e, por outro lado, o autor enaltece a dimensão de resistência da educação, potencializando a reflexão e a crítica dos indivíduos sobre a realidade socialmente constituída. No primeiro caso, considerado de suma importância, a educação representa o estágio de integrar o indivíduo ao coletivo social, enquanto, no segundo caso, não menos relevante, a resistência se configura como um movimento de enfrentamento daquilo que nulifica a subjetividade crítica dos indivíduos no seio da sociedade. No entanto, na sociedade capitalista, a educação, ao se vincular à racionalidade técnico-científica, tem como resultado a valorização do aspecto de adaptação em detrimento da dimensão de resistência. Com isso, há uma tendência de promoção do aperfeiçoamento técnico-profissional do indivíduo, como se fosse sinônimo de autonomia, no sentido kantiano de autogoverno. O esforço para agir sem a tutela de outrem é convertido em operacionalização de saberes para produzir mercadorias, satisfazendo, assim, aos interesses econômicos da referida sociedade.

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Biografia Autor

Ermínio de Sousa Nascimento, State University of Vale do Acaraú

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – (UFC); Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do ABC – (UFABC). Graduação e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professor dos cursos de Graduação e Mestrado Acadêmico de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Professor permanente do PROF-FILO da Universidade Federal do Ceará – (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Filosofia – (GPEEFil/CNPq); Membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia – (LaPEFil/CNPq) da (UFABC)  e Coordenador do projeto de extensão Sebo Cultural Itinerante: o ensino de filosofia na sociedade tecnológica – (UVA). 

 

 

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

NASCIMENTO, Ermínio de Sousa. Reflexões sobre a educação para a resistência e emancipação à luz do pensamento de Theodor Adorno. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e27572, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.27572. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/27572. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Secção

Dossiê 71 - A Filosofia da Educação em tempos de crise cultural
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