Política de integração curricular das TIC em Portugal

Autores

  • Elisabete Cruz
  • Fernando Albuquerque Costa
  • Sandra Fradão

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3671

Resumo

Este artigo toma como ponto de partida o trabalho recentemente desenvolvido no projeto “Metas de Aprendizagem”, promovido em 2010 pelo Ministério da Educação Português. Almejando clarificar e partilhar o trabalho desenvolvido na área das TIC, serão apresentados e discutidos os fundamentos que presidiram à operacionalização das respetivas metas de aprendizagem. Depois de esclarecer o conceito de estratégias de ensino e avaliação adotado, os autores sublinham a necessidade de dar continuidade a uma linha de trabalho de aprofundamento sobre os desafios e as exigências inerentes a uma proposta curricular que, em oposição à lógica monodisciplinar, apela para a mudança de uma cultura escolar de isolamento para uma cultura de cooperação, baseada na participação dos diversos atores e parceiros que a escola tem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Elisabete Cruz

É licenciada e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É bolseira de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/68461/2010), dedicando-se ao estudo do tema "as TIC como formação transdisciplinar" no âmbito do Doutoramento em Educação, especialidade em Teoria e Desenvolvimento Curricular, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A contextualização do seu trabalho inscreve-se, desde 2005, no âmbito de Projetos de Investigação integrados na unidade de investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, destacando-se a sua participação no projeto digiFOLIO (2006), no estudo de implementação e certificação em competências TIC para pessoal docente e não docente (2008), no estudo de avaliação do processo de experimentação do novo programa de matemática do ensino básico (2009) e, mais recentemente, no projeto Metas de Aprendizagem na área das TIC (2010).

Publicado

2012-12-03

Como Citar

CRUZ, Elisabete; COSTA, Fernando Albuquerque; FRADÃO, Sandra. Política de integração curricular das TIC em Portugal. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 29, p. 21–34, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n29.3671. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3671. Acesso em: 28 ago. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático - Políticas educacionais e o cotidiano escolar