A pesquisa como recurso da formação e da construção de uma nova identidade docente: notas para uma discussão inicial

Autores

  • Isauro Beltrán Nuñez UFRN
  • Betânia Leite Ramalho UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v7i1.404

Palavras-chave:

Formação docente. Identidade. Prática docente. Professor-pesquisador. Profissionalização.

Resumo

Defende como tese a necessidade de uma formação de atitudes de pesquisa por parte dos docentes ligada à construção de uma nova profissionalidade e de novas identidades pessoais e profissionais. A identidade passa a ser uma categoria estruturante no novo agir profissional, no qual a pesquisa se constitui num de seus elementos. Analisa ainda os saberes e os espaços que contribuem para a configuração das identidades, em especial a formação inicial e a escola, sendo esta última considerada como focus da formação continuada e do de¬senvolvimento profissional. A temática tem sido objeto de estudos do Grupo Formação e Profissionalização Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), criado em 1995 e coordenado pelos autores do artigo

Downloads

Biografia do Autor

Isauro Beltrán Nuñez, UFRN

Doutor em Pedagogia – Universidad de La Habana [Cuba]; Graduado em Pedagogia – Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona [Cuba]; Professor titular – UFRN

Betânia Leite Ramalho, UFRN

Doutora em Educação – Universidade Autônoma de Barcelona [Espanha]; Mestre em Educação e graduada em Pedagogia – UFRN; Professora adjunta – UFRN.

Downloads

Publicado

11.01.2008

Como Citar

NUÑEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite. A pesquisa como recurso da formação e da construção de uma nova identidade docente: notas para uma discussão inicial. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 87–112, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v7i1.404. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/404. Acesso em: 20 maio. 2025.
Crossref
1
Scopus
0
Maria da Luz Duarte Leite Silva, Francisco Igo Leite Soares, Marco Aurélio Oliveira Santos, Netanias Mateus de Souza Castro, Glauce Vitor Da Silva, Marilene Bizerra Da Costa, Auris Martins De Oliveira, Kennedy Paiva Da Silva, Diego Pereira Costa (2024)
Políticas públicas e formação docente: reflexões sobre os resultados do Ideb no estado do Rio Grande do Norte. Caderno Pedagógico, 21(1), 3285.
10.54033/cadpedv21n1-175
Visualizações
  • Resumo 346
  • PDF 229