Educação e Projeto de vida de adolescentes do ensino médio

Autores

  • Ivany Pinto Nascimento Universidade Federal do pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n31.4328

Palavras-chave:

educação, adolescentes, projeto de vida

Resumo

Este estudo das representações sociais do Projeto de Vida dos adolescentes de escolas públicas de Belém tem como foco central à compreensão, a arqueologia psicossocial em que as adolescências se produzem, e as condições que determinam o processo de construção e partilha de conhecimentos sobre a vida futura. A pesquisa teve como amostra seis escolas distribuídas entre a região central e a periférica da cidade de Belém. Os sujeitos são 725 adolescentes divididos entre o sexo feminino e o sexo masculino distribuídos entre os grupos de 15 a 24 anos, dos 2º e 3º anos do ensino médio, dos turnos diurno e noturno. Os resultados demonstram que as condições de produção e circulação destas representações sociais refletem as imagens e os significados sobre o Projeto de Vida, como também, a multidimensional idade do campo psicossocial, e suas determinações. Além disto, estes resultados indicam que existe uma enorme lacuna entre as políticas públicas socioeducacionais destinadas para os adolescentes, e as possibilidades de desenvolvimento de habilidades para realizarem seus projetos de vida, uma vez que estas políticas representam um caminho de oportunidades, sobretudo, para aqueles adolescentes que se constituem a maioria, dependem exclusivamente destas políticas para desenvolver habilidades de vida e acadêmicas para a realização de seu projeto de vida. A luz destes resultados se chama a atenção para que nossos governantes e os profissionais, sobretudo os da educação e, também, os adolescentes que discutam sobre a possibilidade de uma proposta socioeducacional que afirme e garanta oportunidades para que os adolescentes possam realizar seus projetos de vida.

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Biografia Autor

Ivany Pinto Nascimento, Universidade Federal do pará

E-mail Ivany.pinto@gmail.com Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP Pós Doutora/UERJ. Pesquisadora e docente da Graduação em Licenciaturas, Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade federal do Pará.Coordenadora Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade, Juventude, Representações Sociais e Educação- GEPEJURSE. Membro do Centro Internacional de Estudos sobre Representações Sociais – CIERS e da Catedra da UNESCO sobre o Trabalho Docente -- Bolsa de Produtividade - PQ

Publicado

2013-12-04

Como Citar

NASCIMENTO, Ivany Pinto. Educação e Projeto de vida de adolescentes do ensino médio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 83–100, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.4328. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4328. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Secção

Dossiê Temático - Educação e Juventude