O jogo capoeira : uma pedagogia decolonial?
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n45.8401Palavras-chave:
Capoeira. Decolonialidade. Pedagogia Decolonial.Resumo
Neste artigo analisamos as práticas educativas presentes no jogo da Capoeira, e discutimos como estas se configuram numa pedagogia decolonial, materializada em processos formativos contra a lógica de opressão da colonialidade/modernidade. Para tanto, tomamos como objeto de análise o trabalho de um professor de Capoeira. Durante cinco meses acompanhamos este professor, metodologicamente usando a observação participante na qual aplicamos também entrevista semiestruturada com seus alunos. Os resultados demonstraram que o jogo da Capoeira, fortemente assentado em uma cosmogonia africana, o que edifica um sentimento de pertença comunitária, produz processos educativos decoloniais por problematizarem o racismo, as diferenças culturais, e as desigualdades sociais, resultando na operacionalização de uma pedagogia intercultural em contraposição à matriz colonial de poder e à colonialidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
- Resumo 861
- PDF (Português (Brasil)) 549