Políticas de formação dos profissionais não docentes da educação básica no Brasil: uma análise do curso superior de tecnologia em processos escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.8572

Palavras-chave:

Políticas de formação, Profissionais da educação, Educação básica, Tecnologia em processos escolares

Resumo

O artigo apresenta a trajetória do curso superior de Tecnologia em Processos Escolares e constrói reflexões sobre sua proposta de desenvolvimento para o contexto escolar e social. Objetiva-se com a produção referenciar historicamente o curso para compreender como vêm se caracterizando e articulando as realidades das escolas e da sociedade. A pesquisa baseia-se em estudo bibliográfico e documental sobre o tema. O texto demonstra, ao descrever os desafios, o pioneirismo deste curso que constitui a primeira experiência de formação superior de profissionais da Educação Básica para atividades não docentes. Nessa perspectiva, a política de formação de nível superior e interdisciplinar deve ser vista como necessária para qualificar os profissionais que atuam e/ou atuarão na escola. Na conclusão, aponta-se o principal desafio para a construção da qualidade social desse curso, que não pode ser vislumbrado sem a visão da totalidade sócio-histórica e econômica da sociedade atual.

 

 

 


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Biografias Autor

Marcondes de Lima Nicácio, Instituto Federal do Acre – IFAC - Ufam

Doutorando em Educação - PPGE/UFAM, Docente EBTT/IFAC

José Júlio Cesar do Nascimento Araújo, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutor em Educação - UFAM, Docente EBTT/IFAC

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação, Docente do PPGE/UFAM

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Publicado

2020-12-16

Como Citar

NICÁCIO, Marcondes de Lima; ARAÚJO, José Júlio Cesar do Nascimento; OLIVEIRA, Selma Suely Baçal de. Políticas de formação dos profissionais não docentes da educação básica no Brasil: uma análise do curso superior de tecnologia em processos escolares. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e8572, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.8572. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8572. Acesso em: 16 jul. 2024.