Ações Estratégicas de Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental: Estudo do Elo Produtor do Setor de Carne

Autores

  • Márcia Cristiane Gruba Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO, Brasil.
  • Ivan de Souza Dutra Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL
  • Maristela Ribeiro de Melo Stock Universitat di Valência, España.

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v2i2.44

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Estratégia em Ecologia Organizacional, Cooperativa Agroindustrial.

Resumo

No curso das necessidades emergentes da sociedade e do meio ambiente para que os setores econômicos atuem com sustentabilidade, as cooperativas agroalimentares do setor de carne (CASC) enfrentam desafios de gestão e estratégia para obterem o melhor desempenho. Com vistas a esses desafios em diferentes elos da cadeia produtiva, foram realizados alguns estudos em uma CASC, entre eles este artigo, com o objetivo de verificar ações de sustentabilidade socioeconômica ou ambiental utilizadas pelos produtores de carne bovina que signifiquem estratégias com a COOPERALIANÇA, e consequentes resultados organizacionais, e se são preponderantes com o ambiente. A metodologia está caracterizada pelo estudo de caso, as entrevistas realizadas de maneira semiestruturadas e em profundidade com dirigentes de negócios do elo produtor da cadeia, além da análise de discurso. Dentre os resultados mais importantes, foram constatadas influências de outros elos da cadeia produtiva em ações estratégicas pró-sustentabilidade, que não são voluntárias e são influenciadas pelo macroambiente interorganizacional, sendo as sociais estimuladas por políticas públicas. Também se verificou a inexistência de programas de sustentabilidade e ações estratégicas de longo prazo, havendo cooperação e responsabilidade entre os elos, por interesses de “ganha-ganha”, que aumentaram o comprometimento e facilitaram suas funções interorganizacionais, ainda que não se tenha encontrado informações do interesse de conciliação entre resultados organizacionais e sustentabilidade socioeconômica e ambiental. Com esses resultados constatou-se a aderência à abordagem da ecologia organizacional.

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Biografia do Autor

Márcia Cristiane Gruba, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO, Brasil.

Graduada en Administración (Universidad Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO). Integrante del Grupo de Pesquisa e Estudos em Estratégia Organizacional – GEO/UNICENTRO, Brasil.

Ivan de Souza Dutra, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL

Doctor en Administración (por la Universidade de São Paulo – FEA/USP). Profesor de la UEL (Universidade Estadual de Londrina), Brasil. Profesor de lo Programa de postgrado strictu sensu en la Administración de la Universidad Estadual de Londrina - PPGA / UEL, Brasil.

Maristela Ribeiro de Melo Stock, Universitat di Valência, España.

Discente de Master enen Economía Social - Universidad de Valencia, España. Investigadora del GEO/UNICENTRO, Brasil.

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Publicado

20.12.2013

Como Citar

Gruba, M. C., Dutra, I. de S., & Stock, M. R. de M. (2013). Ações Estratégicas de Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental: Estudo do Elo Produtor do Setor de Carne. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 2(2), 24–49. https://doi.org/10.5585/geas.v2i2.44

Edição

Seção

Artigos