Construção de capacitação para a linha de frente (fuzzy front end) da inovação em uma empresa de alta tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v8i2.18045Palavras-chave:
Front fuzzy end, Capacitação, Empresa de serviços de alta tecnologia.Resumo
O objetivo deste artigo é avaliar a aderência entre os facilitadores do Fuzzy Front End (FFE), relatados na literatura, e sua aplicação no processo de inovação de uma inovadora empresa multinacional de serviços de alta tecnologia.
Para investigar como uma empresa deve gerenciar seus recursos e processos para obter eficiência a fase FFE, este trabalho incluiu a realização de uma pesquisa de campo com base no método de estudo de caso.
Para alcançar este objetivo, o artigo está estruturado da seguinte forma: num primeiro momento apresentamos um embasamento teórico para captar os principais capacitadores para uma gestão eficiente da FFE. Posteriormente, com base nessas constatações, foi estruturado e aplicado um questionário durante o desenvolvimento do estudo de caso, resultando na avaliação da aplicabilidade desses elementos teóricos na empresa.
Este artigo se justifica neste contexto, evidenciado pela importância da capacitação na gestão de FFE. O FFE não é totalmente compreendido pelos gestores e é considerado um dos principais pontos fracos do processo de inovação.
Como contribuição teórica identificamos, na revisão da literatura, 14 facilitadores de FFE. Outra contribuição importante é o framework elaborado para avaliar a maturidade do processo de Gestão do FFE no caso. Como contribuição social nós identificamos se os habilitadores eram aplicáveis na gestão do FFE na empresa.
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