Construção de capacitação para a linha de frente (fuzzy front end) da inovação em uma empresa de alta tecnologia

Autores

  • Claudio Marcos Vigna Universidade de São Paulo – FEA-USP
  • Abraham Sin Oih Yu Universidade de São Paulo – FEA-USP
  • Paulo Tromboni Nascimento Universidade de São Paulo – FEA-USP
  • Edison Fernandes Polo Universidade de São Paulo – FEA-USP
  • Ana Maria Gati Universidade de São Paulo – FEA-USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v8i2.18045

Palavras-chave:

Front fuzzy end, Capacitação, Empresa de serviços de alta tecnologia.

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a aderência entre os facilitadores do Fuzzy Front End (FFE), relatados na literatura, e sua aplicação no processo de inovação de uma inovadora empresa multinacional de serviços de alta tecnologia.

Para investigar como uma empresa deve gerenciar seus recursos e processos para obter eficiência a fase FFE, este trabalho incluiu a realização de uma pesquisa de campo com base no método de estudo de caso.

Para alcançar este objetivo, o  artigo está estruturado da seguinte forma: num primeiro momento apresentamos um embasamento teórico para captar os principais capacitadores para uma gestão eficiente da FFE. Posteriormente, com base nessas constatações, foi estruturado e aplicado um questionário durante o desenvolvimento do estudo de caso, resultando na avaliação da aplicabilidade desses elementos teóricos na empresa.

Este artigo se justifica neste contexto, evidenciado pela importância da capacitação na gestão de FFE. O FFE não é totalmente compreendido pelos gestores e é considerado um dos principais pontos fracos do processo de inovação.

Como contribuição teórica identificamos, na revisão da literatura, 14 facilitadores de FFE. Outra contribuição importante é o framework elaborado para avaliar a maturidade do processo de Gestão do FFE no caso. Como contribuição social nós identificamos se os habilitadores eram aplicáveis na gestão do FFE na empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Marcos Vigna, Universidade de São Paulo – FEA-USP

Cláudio Vigna possui graduação em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Calos, na Universidade de São Paulo, mestrado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica na Universidade de São Paulo e é Doutor em Administração pela Faculdade de Economia e Administração na Universidade de São Paulo. Cláudio também é Professor tendo lecionado em faculdades diversas, tais como Uninove, UnG, UNISA, Faculdade Oswaldo Cruz, Faculdade Luzwell, Faculdade Mario de Andrade e Faculdade São Luis em disciplinas diversas tais como Gestão de Sistemas de Informação, Gestão de Materiais e Patrimônio, Gestão de Produção, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Projetos, Avaliação Econômica de Projetos e Gestão em Engenharia de Valor e Gestão da Qualidade Avançada. Cláudio tem diversas publicações em revistas acadêmicas e congressos nacionais e internacionais. Seus principais temas são: Capacitação empresarial, Fuzzy Front End, Inovação, Pré-Inovação, Customização em Massa, Industria Automobilística e Indústria de Alta Tecnologia.

Abraham Sin Oih Yu, Universidade de São Paulo – FEA-USP

Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1970) e doutorado em Philosophy e Master Of Science - Stanford University (1983), e Livre-Docência em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, na Diretoria de Inovação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: obsolescência tecnológica, inovação tecnológica, análise de decisão e ciência e tecnologia.

Paulo Tromboni Nascimento, Universidade de São Paulo – FEA-USP

Professor Senior da USP. Pesquisa a gestão estratégica e sustentável da tecnologia e operações. Engenheiro (ITA, 1979), Mestre (INPE, 1984), Doutor e Livre Docente (USP, 1995 e 2010). Publicou mais de 150 trabalhos científicos. Na FIA, é Professor, integra o Conselho Curador e coordena o Programa de Gestão das Operações e cursos de pós graduação lato senso. Foi Secretario Adjunto dos Transportes do Estado de São Paulo, onde presidiu a Comissão Ambiental da Secretaria e coordenou a Avaliação Ambiental Estratégica do Rodoanel Mario Covas. No INPE, gerenciou contratos industriais, em especial na Missão Espacial Completa Brasileira e no "China Brazil Earth Resources Satellite". Foi Diretor Administrativo da ANPAD, Diretor da FNE, Presidente do SEESP e Conselheiro do CREA-SP.

Edison Fernandes Polo, Universidade de São Paulo – FEA-USP

Graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente em Marketing pela Universidade de São Paulo. Professor Sênior e pesquisador do DA/FEA/USP. Linhas de pesquisa: estratégia e competitividade.

Ana Maria Gati, Universidade de São Paulo – FEA-USP

Possui graduação em engenharia de alimentos pela Universidade de Campinas (1986) , MBA pela FIA- USP (2003), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2008) e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2015). Forte experiência executiva em posição de Diretoria em Operações Industriais e Consultoria de Gestão Empresarial com foco em Excelência Operacional. Tem experiência nas áreas de gestão da cadeia produtiva, lean manufacturing e transformação organizacional, além de desenvolvimento de novos produtos e processos. Tem construído experiência na academia através de estudos, publicações e ministrando aulas e palestras.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

Vigna, C. M., Yu, A. S. O., Nascimento, P. T., Polo, E. F., & Gati, A. M. (2020). Construção de capacitação para a linha de frente (fuzzy front end) da inovação em uma empresa de alta tecnologia. International Journal of Innovation – IJI, 8(2), 223–249. https://doi.org/10.5585/iji.v8i2.18045

Edição

Seção

Artigos