Impulsar la innovación tecnológica y la cultura de la innovación a partir de un programa de generación de ideas: la experiencia de um banco brasileño
DOI:
https://doi.org/10.5585/iji.v9i3.19282Palabras clave:
Banco, Cultura de inovação, Programa de geração de ideias, Implementação de ideias, Inovação incremental, Inovação tecnológica.Resumen
Objetivos do estudo: Os objetivos deste estudo foram descrever a estratégia e os resultados de inovação de um programa de geração de ideias (IGP) de um banco brasileiro.
Metodologia: O estudo é predominantemente descritivo; o método é o estudo de caso em profundidade e a análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo.
Originalidade/Relevância: A fase de implementação do PGI é a mais crítica, devido à necessidade de recursos financeiros, pessoas e tempo. Um PGI é capaz de gerar não apenas inovações tecnológicas incrementais, mas também impulsionar a cultura de inovação. As inovações geradas a partir de um IGP podem ser eficazes para enfrentar a concorrência das fintechs e a transformação digital.
Principais resultados: A estratégia do PGI é bem fundamentada, fruto de 14 anos de experiência, porém, ainda não há uma estratégia clara para mensurar o resultado das inovações implementadas. O PGI foi eficaz para impulsionar tanto a inovação tecnológica incremental (produto, serviços e processo) quanto a cultura de inovação, gerou resultados financeiros e não financeiros, e segue predominantemente o modelo oriental, reconhecendo as ideias dos funcionários com recompensas não financeiras.
Contribuições teóricas/metodológicas: Um PGI pode ser desenvolvido em três etapas principais: a ideação, da qual todos os funcionários podem participar, dando ideias para a solução dos problemas apontados pelas diretorias; seleção, quando um júri escolhe as ideias com maior potencial de implementação e geração de resultados; e implementação, quando as ideias selecionadas serão transformadas em inovações.
Contribuições sociais/para a gestão: O programa de geração de ideias de um banco é eficaz para impulsionar a inovação tecnológica e a cultura de inovação, o que permite enfrentar as fintechs e outros importantes players do mercado financeiro, bem como promover o engajamento interno e gerenciar a transformação digital, e lidar com o cenário VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).
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