Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Autores estão de acordo e cientes sobre o uso da Inteligência Artificial, disponível no site da revista. Todos os autores e seus dados devem ser preenchidos no momento da submissão, uma vez que não poderão ser incluídos autores, após a submissão do artigo.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Informações > Verificar se há problemas > Inspecionar documento > Inspecionar > Propriedades do Documento e Informações Pessoais > Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Para saber se já possui um ORCID iD ou qual é o número do seu ORCID iD, acesse o site: https://orcid.org/orcid-search/search. Para criar seu Registro ORCID, siga os passos descritos a seguir. Tutorial Apresentação ORCID_SIBiUSP_Maio_2018
  • CRediT: Obrigatório o envio das contribuições de autoria em documento suplementar, se o artigo foi submetido após 21 fev. 2022. Antes dessa data as informações serão solicitadas na Etapa de Edição – que precede a publicação final. A tabela com as informações pode ser copiada no final da Politica de Autoria - clique aqui.

Diretrizes para Autores

Política de submissão

A Comissão Editorial tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as revistas científicas, e os editores devem acompanhar os mais recentes avanços editoriais científicos no âmbito nacional e internacional.

Operacionalmente, a partir das etapas fornecidas pela plataforma Open Journal System (OJS), os artigos submetidos são avaliados pela Comissão Editorial no que se refere a seu mérito científico e quanto à adequação ás normas de submissão – na IJI JOURNAL seguimos o normativo exposto pela American Psychological Association APA e demais preceitos editoriais da revista.

Instruções para os autores 

Manual - Submissão em 4 passos

Os manuscritos submetidos ao IJI devem ser preparados seguindo este guia de estilo e submetidos em um único arquivo MsWord. Este arquivo deve conter todas as componentes do manuscrito, incluindo título, resumo (em português, inglês e espanhol – obrigatório para os trabalhos aprovados), e todas as partes restantes, excluindo quaisquer informações que permitam identificar o autor. As informações de autoria são inseridas diretamente no Sistema. Os autores com trabalhos aprovados se responsabilizam pela revisão e pela tradução da versão final do manuscrito para o inglês – idioma oficial do IJI, e para o segundo idioma. Consulte também a Política para uso da Inteligência Artificial - IA, adotada pelo IJI - clique aqui

  • Formato do arquivo: Word;
  • Formatação do texto: espaçamento 1,5;
  • Tamanho da letra: times new Roman 12 pontos;
  • Extensão: máximo de 35 páginas, incluindo todo o manuscrito, referências, tabelas, figuras e anexos;
  • Margens: todas as margens devem estar configuradas para 2,5 centímetros;
  • Manuscritos excessivamente longos podem ser devolvidos aos autores para alterações prévias a uma possível avaliação;
  • Notas de rodapé e de final: devem ser evitadas;
  • Figuras e tabelas: devem ser editáveis e colocadas no corpo do manuscrito onde referenciadas;
  • Indentação: Os parágrafos devem ter uma avanço à esquerda de 1 cm;
  • Numeração: todas as páginas devem estar numeradas sequencialmente, começando com a página 1;
  • Incluir nas referências de artigos eletrônicos o DOI no formato acessível, ou seja com o prefixo https://doi.org/.

Resumo/abstract/resumen

Composição do resumo estruturado

Máximo 250 palavras + título + palavras chave = em português, inglês e espanhol (o resumo nos três idiomas é obrigatório para os trabalhos aprovados).

  • Título do trabalho.
  • Objetivo do estudo (obrigatório): Indicar o objetivo do trabalho, ou seja, aquilo que ele pretende demonstrar ou descrever.
  • Metodologia/abordagem (obrigatório): Indicar o método científico empregado na condução do estudo. No caso dos ensaios teóricos, recomenda-se que o(s) autor(res) indiquem a abordagem teórica adotada.
  • Originalidade/Relevância (obrigatório): Indicar o gap teórico no qual o estudo se insere apresentando também a relevância acadêmica da temática.
  • Principais resultados (obrigatório): Indicar sucintamente os principais resultados alcançados.
  • Contribuições teóricas/metodológicas (obrigatório): Indicar as principais implicações teóricas e/ou metodológicas que foram alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.
  • Contribuições sociais / para a gestão (obrigatório): Indicar as principais implicações gerenciais e/ou sociais alcançadas por meio dos achados do estudo realizado.
  • Palavras-chave: Entre três e cinco palavras-chave que caracterizam o trabalho.    

Introdução

  • O corpo do manuscrito segue ao resumo, com a indicação de Introdução.
  • Os títulos principais das seções devem estar anunciados em letra maiúscula, a negrito e alinhado à esquerda da página. Por exemplo: INTRODUÇÃO, REFERENCIAL TEÓRICO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO, REFERÊNCIAS
  • Os títulos de segunda ordem ou subtítulos, devem ser alinhados à esquerda e a negrito com apenas a primeira palavra capitalizada. Por exemplo: Variáveis independentes.

Notas de rodapé

As notas de rodapé ou de fim, devem ser usadas com moderação e, se possível, evitadas. Em todo o caso, os autores não devem usar notas de rodapé para incluir referências nem para discussões ou apresentações de conceitos. Nestas situações convidamos os autores a avaliar se o texto é relevante e deve ser incluído no corpo do texto ou se é marginal e pode ser eliminado. 

Tabelas e figuras

  • Todas as tabelas e figuras devem surgir no texto quando citadas a primeira vez. Todas as tabelas e figuras devem ser numeradas e sequencialmente e ter um título explicativo.
  • O número de título das tabelas e figuras deve surgir no topo (antes da tabela/figura), com fonte tamanho 12, e fontes e notas devem surgir no final, com fonte tamanho 10 pontos.
  • Considere que uma representação com colunas e linhas é uma tabela e qualquer outro tipo de ilustração é uma figura. Evite diferenciar entre figuras, ilustrações, gráficos, etc., e considere estas como figuras. 

Referências

  • No final do manuscrito inclua uma listagem complete das referências efetivamente utilizadas no manuscrito. Esta listagem deve começar com a indicação REFERÊNCIAS e estar organizada alfabeticamente pelo último nome do primeiro autor, editor ou periódico, no caso de não haver um autor explícito. As referências ao mesmo autor devem ser organizadas cronologicamente e no caso de referenciar vários trabalhos do mesmo autor e mesmo ano, use a indicação de a, b, c,… após o ano para diferenciar.
  • Na formatação das referências use as normas APA, da American Psychological Association. Seguem alguns exemplos mais frequentes.

 

- Referência a livros

Simon, H. (1977), The new science of management decision. Englewood Cliffs: Prentice-Hall.

Nelson, R. & Winter, S. (1982). An Evolutionary Theory of Economic Change. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press.

Cyert, R. & March, J. (1963). A behavioral theory of the firm. Oxford: Blackwell.

 

- Referência a artigos em periódico

Grant, R. (1996). Toward a knowledge-based theory of the firm. Strategic Management Journal, 17: 109-122.

Barney, J. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, 17: 99-120.

 

- Referência a capítulos de livros

Dosi, G. & Marengo, L. (1994). Some elements of an evolutionary theory of organisational competences. In England, R. (ed.) Evolutionary Concepts in Contemporary Economics, pp. 157-178, Ann Arbor: University of Michigan Press.

 

- Referência a teses e dissertações e outros trabalhos não publicados

Ferreira, M. (2005). Building and leveraging knowledge capabilities through cross border acquisitions: The effect of the multination corporation's capabilities and knowledge strategy on the degree of equity ownership. Tese de doutorado não publicada, David Eccles School of Business of the University of Utah, Salt Lake City, Utah.

Pinto, C., Serra, F. & Ferreira, M. (2014). A bibliometric study on culture research in international business, working paper º 107/2014, globADVANTAGE – Center of Research in International Business & Strategy, Portugal.

 

- Referência a trabalhos apresentados em eventos

SERRA, F., Ferreira, M., Pinto, C. & Serra, B. (2013). Is organizational decline research still important? The specialists point of view. Artigo apresentado no 8th Ibero American Academy Conference 2013, São Paulo, Brasil.

 

Citações no corpo do texto

  • As citações ou referências, a obras no corpo do texto devem seguir a norma de indicar os nomes dos autores e o ano de publicação em parêntesis. Por exemplo: “Vários estudos (Ferreira & Serra, 2009) notaram que …..”
  • Apenas deve indicar o número da página quando oferece uma citação direta e exata. Nestes casos, o número da página segue ao ano, separado por virgule (,) e um “p.”. Por exemplo, Ferreira e Serra (2009, p. 23).
  • No caso de as obras terem múltiplos autores deve proceder da seguinte forma. Se a obra tem apenas dois autores deve usar ambos os nomes em todas as citações. Se a obra tem mais de dois autores, cite todos os nomes da primeira vez que usa no seu manuscrito e das vezes seguintes pode simplificar com a expressão “et al.”. Por exemplo, na primeira citação: Serra, Fiates e Ferreira (2009). Em citações seguintes: Serra et al. (2009)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.