Difusão e adoção de tecnologia entre estudantes universitários de Engenharia e Administração

Autores

  • Marcelo Luiz Dias Da Silva Gabriel Automotive Intelligence Central Rua Joaquim Floriano, 733 - 4th floor 04534-012 -= Sao Paulo - SP BRAZIL
  • Dirceu Da Silva Nove de Julho University Graduate Program in Management

DOI:

https://doi.org/10.5585/iji.v5i1.80

Palavras-chave:

Difusão de Inovações, Adoção de Inovações, Estudantes Universitários, Modelagem de Equações Estruturais, Tecnologia

Resumo

Esta pesquisa buscou identificar perfis de adoção de tecnologia entre estudantes universitários dos cursos de Engenharia e Administração de Empresas com base na teoria de Rogers sobre a difusão de inovação e os estudos de Hirschman sobre inovação, busca de novidades, comportamento criativo e acumulação de papéis. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura e um conjunto de itens foi elaborado para a mensuração dos construtos encontrados na teoria. O instrumento de pesquisa (questionário) foi apresentado a um painel de especialistas para validação de conteúdo e para uma amostra dos sujeitos da população para validação semântica. A versão final do questionário foi submetida a 390 estudantes de instituições de ensino superior públicas e privadas no Brazil. A idade média da amostra foi de 22,5 anos (DP = 4,9) e a distribuição de gênero dos respondentes equilibrada entre masculino (50,6%) e feminino (49,4%). Os dados coletados foram analisados com os pacotes SPSS 22.0 e SmartPLS 2.0. Foram especificados um modelo de pesquisa hipotético e modelos alternativos. Testes de normalidade univariada e multivariada foram realizados e o modelo de equações estruturais baseado em mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) foi escolhido em função da natureza não-paramétrica dos dados. Os resultados obtidos confirmam o modelo hipotético em que os perfis teóricos de Roger (ex.: inovador, adotante inicial, etc) são preditores da tipologia de adoção de Hirschman. Estas descobertas são úteis para compreensão dos padrões geracionais de difusão e adoção de tecnologia, bem como auxiliar iniciativas corporativas para disseminação de tecnologia entre os colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

16.02.2017

Como Citar

Gabriel, M. L. D. D. S., & Silva, D. D. (2017). Difusão e adoção de tecnologia entre estudantes universitários de Engenharia e Administração. International Journal of Innovation – IJI, 5(1), 20–31. https://doi.org/10.5585/iji.v5i1.80

Edição

Seção

Artigos