Vol. 2 No. 1 (2014): Janeiro - Dezembro
Editorial, v.2, n.1 (2014)
Caros leitores,
Com esta segunda edição, a Revista IPTEC completa seu 1º ano de vida. Criada com o objetivo de publicar relatos técnicos e casos aplicados às áreas de Inovação, Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento Tecnológico e Sustentabilidade, a revista tem buscado difundir experiências práticas, sejam elas geradas por instituições ou empresas, públicas ou privadas.
Nesta edição a revista apresenta 9 trabalhos, sendo 3 relacionados à Inovação, 4 ao Gerenciamento de Projetos, 1 da área de Tecnologia e 1 da área de Sustentabilidade. Um trabalho de projetos também aborda a Sustentabilidade, honrando seu compromisso de dar vazão aos trabalhos aplicados destas quatro grandes áreas de pesquisa.
Da área de Inovação, o primeiro relato técnico que publicamos nesta edição é o trabalho “Inovação do Arranjo Físico na Operação de Transporte Rodoviário: Um Estudo de Caso em Porto Velho (Brasil)” de Alex Oliveira Ferreira, Gil Edgar Fernandes Vargas, Flávio de São Pedro Filho e Iluska Lobo Braga da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Este trabalho teve o objetivo de levantar a situação atual do arranjo físico de uma empresa de grande porte do segmento de transportes rodoviários, fazer uma análise crítica do mesmo e propor ajustes para melhorar a eficiência na operação da organização.
O segundo relato técnico trata da inovação em processos. Patrícia Alves Parreiras, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Jorge Tadeu Ramos Neves e Ester Eliane Jeunon da Fundação Pedro Leopoldo – FPL elaboraram o trabalho “Inovação em Processos e Gestão da Qualidade: Análise da Implantação da Metodologia de WCM na Case New Holland”. Os autores tratam, neste trabalho, da implementação da ferramenta da qualidade Quality Gate, com o objetivo de identificar, controlar e reduzir o índice de falhas encontradas na linha de montagem de escavadeiras hidráulicas da empresa. Para isso foram aplicados conceitos e técnicas de World Class Manufacturing (WCM) em conjunto com um fluxo de tratativa para defeitos.
Ainda sobre inovação em processos, Daniel Teotônio do Nascimento, Adriana de Sousa Lima e Silvana Anita Walter da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, apresentam o trabalho “Aliança Estratégica na Gestão Pública: Um Estudo de Caso de Cooperação Técnica entre uma Instituição de Ensino Pública e Privada” cujo objetivo é apresentar o processo de formalização de uma aliança estratégica e seus impactos, entre uma instituição de ensino superior pública e uma privada à luz da teoria de aliança estratégica. Por meio de técnicas de análise documental, bibliográfica, entrevista e observação-participante, os autores mostram que a combinação de recursos, competências e comprometimento possibilita a implementação conjunta de ações de ensino, pesquisa e extensão entre ambas às instituições.
O primeiro relato técnico apresentado da área de Projetos, trata de escritórios de gerenciamento de projetos. Com o título de “Contribuições de um Escritório de Projetos para o Alinhamento Estratégico no Setor das Telecomunicações”, Angélica Frederico e Franciane Freitas Silveira da Universidade Nove de Julho – UNINOVE apresentam um estudo de caso único de uma empresa do setor de telecomunicações brasileiro que decidiu implementar um escritório de projetos para atuar de forma alinhada à estratégia empresarial.
Na sequência, o trabalho “Remediação de Áreas Contaminadas por Cromo Hexavalente: Relato Sobre Gerenciamento de Projeto” de Rizia Miranda Aguiar e Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel, também da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, trata da implementação de metodologias de gerenciamento de projetos e sustentabilidade. Os autores apresentam os resultados de um projeto de remediação de área contaminada por cromo hexavalente na cidade de São Paulo levando a um entendimento mais amplo sobre os limites e restrições impostos a processos e produtos e sobre a consequente necessidade de mitigar danos passados para garantir um presente adequado que não comprometa as gerações futuras.
Em um relato que descreve o processo de idealização e negociação de um projeto de campanha promocional por meio de aliança estratégica formada por três empresas, Solange Maria Debastiani, Belquis Oliveira Meireles e Claudio Antonio Rojo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE detalham as motivações, os critérios para a escolha dos parceiros, o tipo da aliança estratégica adotada, que foi o contrato não tradicional, e a estruturação da própria campanha. Este trabalho tem o título de “Projeto de Campanha Promocional por Meio de Aliança Estratégica”.
O quarto trabalho sobre gerenciamento de projetos trata do tema governança. “Auditoria de Projetos no Banco Itaú” é o trabalho apresentado por Marco Alexandre Terlizzi e César Augusto Biancolino da Universidade Nove de Julho – UNINOVE e Diogo Ronza Bento da Faculdade de Engenharia Industrial – FEI. Em uma pesquisa exploratória que utiliza a pesquisa bibliográfica como estratégia, a pesquisa documental e entrevistas como métodos de coleta de dados, e um dos maiores bancos brasileiros como unidade de análise, os autores analisaram a evolução da atuação da área de auditoria interna nos projetos do Banco Itaú.
O trabalho da área de Tecnologia, denominado “Prospecção de Patentes para a Solução Sustentável de Problema da Indústria da Construção: O Espaçador de Concreto”, está direcionado à tecnologia do produto. Alexsandro Cardoso Carvalho, João Henrique Storopoli e Luc Marie Quoniam da Universidade Nove de Julho – UNINOVE destacam a importância da busca de patentes para solucionar problemas empresarias e tecnológicos. Por meio de uma pesquisa realizada em bases de dados com mais de 80 milhões de patentes, os autores encontraram uma patente aplicável como alternativa para o uso de espaçadores de aço para estruturas de concreto armado, possibilitando a reutilização de matérias primas e evitando custos de construção adicionais
Da área de Sustentabilidade os autores Fernando Augusto Pereira Tuna da Universidade Federal Fluminense – UFF e Laura Pires de Souza Petroni, Carlos Eduardo Pauzeiro Vieira Barcelos e Alfonso Stefanini da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ apresentam o trabalho “Análise da Implantação do Novo Sistema Estadual do Ambiente no Rio de Janeiro Incluindo o Histórico do Processo do Sistema de Licenciamento Ambiental e a Manipulação do Licenciamento”. Este relato traça um panorama histórico dos órgãos governamentais existentes antes do lançamento da Política Nacional de Meio Ambiente, juntamente com uma análise dos órgãos governamentais, destacando o papel do licenciamento municipal no contexto ambiental.
A partir de 2015 a Revista IPTEC passa a ser publicada semestralmente, atendendo à necessidade de oferecer um espaço exclusivo para publicação de relatos técnicos produzidos por pesquisadores e profissionais nas áreas ligadas à inovação, projetos, tecnologia e sustentabilidade.
Desejamos uma excelente leitura a todos!
Prof. Dr. Leandro Alves Patah
Editor Cientifico
Profa. Dra. Cristina Dai Prá Martens
Editora Adjunta