Motivação para obediência e o debate regras versus princípios

Authors

  • Leandro Martins Zanitelli Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v14n1.3794

Keywords:

Regras, Princípios, Obediência, Motivação

Abstract

O artigo revisita a questão “regras versus princípios”, tradicional na literatura jurídica. Ao invés, no entanto, de indagar qual espécie de norma mais se conforma a ideais normativas como os da justiça e democracia (modos habituais de tratar o tema), o trabalho compara a aptidão de regras e princípios para motivar intrinsecamente (isto é, independentemente da ameaça de sanção ou de qualquer outro estímulo externo) os atores à obediência. Argumenta-se que as regras possuem, a esse respeito, uma vantagem em relação aos princípios, já que, no caso das regras, é menor a frequência com que a autoridade encarregada da aplicação da norma tenha de resolver uma questão controvertida a respeito do seu conteúdo. Ao poupar a autoridade aplicadora da tomada de decisões assim, as regras contribuem para evitar que a relação entre essa autoridade e os regulados se torne hostil, o que é um dos fatores determinantes da motivação para a obediência.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leandro Martins Zanitelli, Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de pós-doutorado na Universidade de Hamburgo, Alemanha. Professor Titular do Curso de Graduação em Direito do UniRitter; Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação "Stricto Sensu" - Mestrado Acadêmico em Direito do UniRitter.

Published

2016-02-19

How to Cite

ZANITELLI, Leandro Martins. Motivação para obediência e o debate regras versus princípios. Prisma Juridico, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 93–114, 2016. DOI: 10.5585/prismaj.v14n1.3794. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/3794. Acesso em: 17 jul. 2024.