O princípio da supremacia constitucional e a inconstitucionalidade: uma leitura acerca da ordem constitucional de 1988 como determinante do parâmetro para controle de constitucionalidade

Autores/as

  • Patrícia Cobianchi Figueiredo UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v6i0.1128

Palabras clave:

Bloco de constitucionalidade. Garantia da Constituição. Inconstitucionalidade. Parâmetro de controle. Supremacia da Constituição.

Resumen

Procura-se, neste artigo, fazer uma leitura do fenômeno da inconstitucionalidade como ofensa à supremacia da Constituição que, além de ser considerada garantia, atualmente requer que ela mesma seja assegurada. Por essa razão, preocupa-se, mais especificamente, com o parâmetro de constitucionalidade por meio do qual se identifica possível ofensa à Constituição. Em outras palavras, é intento deste estudo trazer à reflexão, ainda em um cenário incerto – bem por isso a partir de ensinamentos, de certa forma, já consolidados –, o problema em apontar qual é o parâmetro para o controle da constitucionalidade diante, não apenas do texto da Constituição Federal de 1988, mas também diante da ordem constitucional por ele inaugurada. Esse parâmetro é necessário ao intérprete no momento que precede a própria utilização dos meios disponíveis para o devido controle, vale dizer, a devida verificação da compatibilidade dos atos infraconstitucionais com os ditames oriundos da Lei Maior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Cobianchi Figueiredo, UNINOVE, São Paulo

Mestranda em Direito Constitucional – PUC-SP; Professora no curso de Direito – Uninove e UniRadial; Membro da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP.

Publicado

2008-07-31

Cómo citar

FIGUEIREDO, Patrícia Cobianchi. O princípio da supremacia constitucional e a inconstitucionalidade: uma leitura acerca da ordem constitucional de 1988 como determinante do parâmetro para controle de constitucionalidade. Prisma Juridico, [S. l.], v. 6, p. 47–68, 2008. DOI: 10.5585/prismaj.v6i0.1128. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/1128. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos