O princípio da supremacia constitucional e a inconstitucionalidade: uma leitura acerca da ordem constitucional de 1988 como determinante do parâmetro para controle de constitucionalidade

Autores

  • Patrícia Cobianchi Figueiredo UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v6i0.1128

Palavras-chave:

Bloco de constitucionalidade. Garantia da Constituição. Inconstitucionalidade. Parâmetro de controle. Supremacia da Constituição.

Resumo

Procura-se, neste artigo, fazer uma leitura do fenômeno da inconstitucionalidade como ofensa à supremacia da Constituição que, além de ser considerada garantia, atualmente requer que ela mesma seja assegurada. Por essa razão, preocupa-se, mais especificamente, com o parâmetro de constitucionalidade por meio do qual se identifica possível ofensa à Constituição. Em outras palavras, é intento deste estudo trazer à reflexão, ainda em um cenário incerto – bem por isso a partir de ensinamentos, de certa forma, já consolidados –, o problema em apontar qual é o parâmetro para o controle da constitucionalidade diante, não apenas do texto da Constituição Federal de 1988, mas também diante da ordem constitucional por ele inaugurada. Esse parâmetro é necessário ao intérprete no momento que precede a própria utilização dos meios disponíveis para o devido controle, vale dizer, a devida verificação da compatibilidade dos atos infraconstitucionais com os ditames oriundos da Lei Maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Patrícia Cobianchi Figueiredo, UNINOVE, São Paulo

Mestranda em Direito Constitucional – PUC-SP; Professora no curso de Direito – Uninove e UniRadial; Membro da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP.

Publicado

2008-07-31

Como Citar

FIGUEIREDO, Patrícia Cobianchi. O princípio da supremacia constitucional e a inconstitucionalidade: uma leitura acerca da ordem constitucional de 1988 como determinante do parâmetro para controle de constitucionalidade. Prisma Juridico, [S. l.], v. 6, p. 47–68, 2008. DOI: 10.5585/prismaj.v6i0.1128. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/1128. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Secção

Artigos