A proteção jurídica da criança e do adolescente e sua fonte normativa

Autores

  • Patrícia Cobianchi Figueiredo UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/prismaj.v5i0.617

Palavras-chave:

Condição peculiar de desenvolvimento. Criança e adolescente. Direitos Humanos. Ordenamento jurídico interno e internacional. Proteção jurídica.

Resumo

Neste artigo, ressalta-se que, para alcançar justiça social como um dos objetivos do Estado Democrático de Direito, é imprescindível promover e garantir os direitos humanos universais com o reconhecimento das particularidades de certos sujeitos de direitos, entre os quais a criança e o adolescente. É o reconhecimento das peculiaridades da criança e do adolescente que enseja considerá-los como específicos sujeitos de direitos, o que vem sendo veiculado por diversos diplomas legais, nacionais e internacionais, e não apenas nos instrumentos específicos e diretamente destinados a tais sujeitos de direitos, como é o caso do Estatuto da Criança e do Adolescente. Portanto, para assegurar o cumprimento desses direitos necessário se faz atentar para o ordenamento jurídico em sua globalidade. É o que este estudo pretende demonstrar, enfatizando, sem pretensão de exaurimento, os principais direitos da criança e do adolescente em vários instrumentos normativos, internos e internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cobianchi Figueiredo, UNINOVE, São Paulo

Mestranda em Direito Constitucional – PUC-SP; Professora no curso de Direito – Uninove e UniRadial; Membro da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP.

Downloads

Publicado

25.02.2008

Como Citar

FIGUEIREDO, Patrícia Cobianchi. A proteção jurídica da criança e do adolescente e sua fonte normativa. Prisma Juridico, [S. l.], v. 5, p. 309–326, 2008. DOI: 10.5585/prismaj.v5i0.617. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/prisma/article/view/617. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos