O Consumo de Status e suas Relações com o Materialismo: Análise de Antecedentes
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2292Palavras-chave:
Materialismo, Consumo, Status.Resumo
O estudo apresenta como principal objetivo: identificar a relação do materialismo com antecedente do consumo de status (desdobrado em sociabilidade, consumo de status e funcionalidade). O argumento que serve de base para essa associação é o de que os materialistas tendem a usar o dinheiro para aumentar seu status social (Christopher, Marel & Carrol, 2004). Para medir o materialismo utilizou-se o modelo teórico de Richins (2004) e para mensurar consumo de status foi usada a escala de Eastman, et al (1999). Através de uma pesquisa com 250 estudantes universitários e com a utilização da modelagem de equações estruturais, comprovou-se a robustez do modelo que uniu os dois constructos (RMSEA= 0,055; RMR= 0,085; GFI = 0,916; IFI= 0,922; TLI = 0,903 e CFI= 0,920). Quanto às relações, comprovou-se que o materialismo é antecedente do comportamento social (β=0,195), do consumo de status (β=0,804) e da compra não funcional (β=0,499). Portanto, conclui-se que o comportamento materialista é um forte influenciador do consumo por status. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2292Downloads
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Publicado
26.12.2012
Como Citar
Grohmann, M. Z., Battistella, L. F., & Radons, D. L. (2012). O Consumo de Status e suas Relações com o Materialismo: Análise de Antecedentes. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(3), 3–26. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2292
Edição
Seção
Artigos