Percepção de Valor dos Consumidores de Serviços de Restaurantes: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais

Autores

  • George Bedinelli Rossi Bedinelli Rossi ESPM
  • Dirceu da Silva Uninove
  • Fernando Nogueira Debessa Universidade Anhembi-Morumbi
  • Mauro Neves Garcia UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2291

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Marketing de Serviços, Satisfação com Serviços, Serviços de Restaurantes.

Resumo

Esta pesquisa objetivou a elaboração de um modelo que explicasse a percepção de valor de consumidores em restaurantes freqüentados aos domingos na cidade de São Paulo. Foi realizada em duas fases: uma pesquisa exploratória tipo grupo de foco com dois grupos de oito elementos cada cujo para descobrir as principais variáveis que influem na percepção de valor de consumidores. Gerando-se uma escala do tipo Likert, equilibrada e com ponto neutro, com sete níveis de concordância. Esta foi submetida a cinco especialistas para validação teórica e aplicada em uma amostra não probabilística por julgamento de 360 consumidores. Em seguida (segunda fase), procedeu-se à validação da escala pelo método de Análise Fatorial Confirmatória e à construção e análise de cinco modelos causais pelo método de Modelagem de Equações Estruturais. O modelo final com melhor ajuste mostrou que é composto por PREÇO como a variável endógena e AMBIENTE, ATENDIMENTO, COMIDA e LIMPEZA como as variáveis exógenas. Tais conclusões indicam a visualização do processo decisório de escolha de restaurante em duas fases: (1) onde escolhe uma com junto de restaurantes e (2) momento em que a variável PREÇO assume o papel de definir o valor entregue por restaurante, o que animará a escolha. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2291

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Biografia do Autor

George Bedinelli Rossi Bedinelli Rossi, ESPM

docente da Universidade de São Paulo – Escola de Artes, Ciências e Humanidades. É doutor pela EAESP FGV (1999) em Administração de Empresas.

Dirceu da Silva, Uninove

docente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. É doutor pela USP (1995) em Educação

Fernando Nogueira Debessa, Universidade Anhembi-Morumbi

docente dos cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Anhembi-Morumbi. É mestre (2005) em Administração de Empresas pela FECAP SP

Mauro Neves Garcia, UNINOVE

docente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. É doutor pela EAESP FGV (1994) em Administração de Empresas (IN MEMORIAM)

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Publicado

26.12.2012

Como Citar

Rossi, G. B. R. B., Silva, D. da, Debessa, F. N., & Garcia, M. N. (2012). Percepção de Valor dos Consumidores de Serviços de Restaurantes: Um Estudo com Modelagem de Equações Estruturais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(3), 27–52. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2291

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