Estudo Etnometodológico da Cocriação de Valor no Ensino Superior Privado de Administração com Base na Lógica Dominante do Serviço em Marketing

Autores

  • Flávio Régio Brambilla Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
  • Cláudio Damacena Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2369

Palavras-chave:

Lógica Dominante do Serviço, Cocriação de Valor, Autodeterminação.

Resumo

Cocriação de valor é prática imperativa no ambiente do serviço. Em certos casos é uma condição de qualidade, e em outros, imprescindível, como na educação. Entender a educação como encontro de serviço não significa reduzir a importância desta atividade. Diferenciar mercantilização da educação de uma educação conduzida dentro da Lógica Dominante do Serviço é pertinente, visto que no entendimento deste estudo, os parâmetros educacionais históricos são carregados de viés, qual pode ser substituído por métricas de qualidade, em parâmetros concretos, com vistas à maior qualidade de conteúdo possível. Com base na Teoria da Autodeterminação e motivação acadêmica dos alunos de graduação, o estudo busca identificar o ponto do ensino privado no qual o estudante como consumidor é direcionado a uma realidade mais próxima da ideal para aprendizagem, onde o estudante é um cocriador no locus educacional. Por intervenção de Etnometodologia, através da técnica de Vignettes, identificou-se como cocriação de valor se adapta ao setor de ensino. Os resultados destacam o papel da autodeterminação como elemento central para cocriação, através da motivação intrínseca (desejo de aprender) em sua tênue relação com motivação extrínseca (avaliação). Também que os estudantes podem ou não estar dispostos à cocriar, o que se manifesta em três comportamentos (os alunos que desejam interação, os que não interagem por falta de estímulo, e aqueles que não gostam do trabalho coletivo). O entendimento dos estudantes investigados sobre o que constitui valor é limitado aos aspectos de utilitariedade, ao encontro de outros estudos desenvolvidos com estudantes de Administração e áreas afins no Brasil. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2369

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Biografia do Autor

Flávio Régio Brambilla, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE

Doutor em Administração. Docente do Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do UNILASALLE, Canoas, RS.

Cláudio Damacena, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais. Docente do PPG em Administração da PUCRS, Porto Alegre, RS.

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Publicado

26.12.2012

Como Citar

Brambilla, F. R., & Damacena, C. (2012). Estudo Etnometodológico da Cocriação de Valor no Ensino Superior Privado de Administração com Base na Lógica Dominante do Serviço em Marketing. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(3), 124–152. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2369