A Heurística do Afeto e o Conceito de “Avaliabilidade”: Experimentos no Contexto Brasileiro

Autores

  • Marcos Gonçalves Avila Universidadefederal do Rio de Janeiro
  • Paula Fogacci de Farias Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (BNDES)

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2487

Palavras-chave:

Heurísticas, Afeto, Avaliabilidade, Julgamento

Resumo

Na literatura recente, encontramos a denominada affect heuristic: respostas afetivas que ocorreriam rápida e automaticamente, servindo de “atalho mental” nos processos de decisão (Slovic et al, 2002). Bateman et al. (2007) examinaram o papel do afeto in determinar julgamentos e decisões e apresentaram resultados experimentais demonstrando que a introdução de uma pequena perda como um componente de um jogo pode aumentar a atratividade do jogo. Neste estudo, nós replicamos os experimentos de Bateman et al. (2007), com resultados similares e discutimos o conceito de “avaliabilidade” (Hsee, 1996, 1998, Slovic et al, 2002 e Bateman et al, 2007), para explicar esses resultados. No geral, os resultados demonstram a importância de fatores contextuais na determinação das impressões afetivas e oferecem suporte para a proposição que destaca a importância da heurística do afeto em processos de julgamento e tomada de decisão.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i2.2487

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Biografia do Autor

Marcos Gonçalves Avila, Universidadefederal do Rio de Janeiro

Instituto COPPEAD de Administração Àrea de Finanças e Controle gerencial Principal área de interesse em pesquisa: Julgamento e Tomada de decisão

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Publicado

30.08.2013

Como Citar

Avila, M. G., & Farias, P. F. de. (2013). A Heurística do Afeto e o Conceito de “Avaliabilidade”: Experimentos no Contexto Brasileiro. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(2), 29–48. https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2487

Edição

Seção

Artigos