Segmentação de Consumidores de Produtos e Serviços Bancários: um Estudo Exploratório

Autores

  • Regiane Bueno Universidade de São Paulo
  • Ana Akemi Ikeda Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2333

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Segmentação, Marketing Bancário.

Resumo

O estudo em questão, caracterizado como exploratório-descritivo, procura investigar qual o efeito das variáveis demográficas e comportamentais nas decisões dos consumidores voltadas à aquisição de cada um dos principais produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras. Para tanto, ênfase é dada aos bancos, os quais constituem os principais responsáveis pela movimentação dos fluxos financeiros entre tomadores e ofertadores de recursos na Economia Global. A partir dessa investigação, objetivou-se agrupar tais indivíduos em categorias criadas através da constatação de diferentes características, escolhas e comportamentos. Foi realizada uma Análise de Cluster, onde foram definidos agrupamentos dos respondentes com base em semelhanças apresentadas a partir de uma amostra de 414 respondentes com idades de 18 a 81 anos. Em seguida, foi feita a análise discriminante para segmentar os mesmos respondentes com base em características pré-definidas, comparando-se os resultados obtidos com a adoção de ambas as técnicas e chegando à conclusão de que a análise dos agrupamentos é a ferramenta cujos resultados melhor definem a segmentação e a caracterização de cada grupo de clientes bancários. Por fim, ambos os modelos são validados, além de serem apresentadas as principais limitações e direcionadores futuros da presente pesquisa.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i2.2333

Biografia do Autor

Regiane Bueno, Universidade de São Paulo

Graduada em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA USP).

Ana Akemi Ikeda, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Livre docente do departamento de Marketing da FEA USP.

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Publicado

30.08.2013

Como Citar

Bueno, R., & Akemi Ikeda, A. (2013). Segmentação de Consumidores de Produtos e Serviços Bancários: um Estudo Exploratório. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(2), 133–157. https://doi.org/10.5585/remark.v12i2.2333

Edição

Seção

Artigos