É Possível Segmentar pelo Valor Percebido? Uma Aplicação em Consumidores do Ensino de Música Erudita

Autores

  • Thel Augusto Monteiro Universidade Metodista de Piracicaba
  • Eduardo Eugênio Spers ESALQ
  • Antonio Carlos Giuliani UNIMEP
  • Nadia Kassouf Pizzinatto UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2311

Palavras-chave:

segmentação, valor percebido, laddering, , música

Resumo

Este trabalho verifica a possibilidade de diferenciar consumidores pelos valores percebidos. Uma amostra de 240 consumidores de música erudita foi submetida a entrevistas baseado no modelo de Cadeias Meios-Fim. Verificou-se relações associativas entre valores pessoais dos consumidores, benefícios e atributos percebidos segundo a Técnica Padrão de Associação, resultando em dois grupos: Os sensitivos, com baixa identificação com música erudita e os introspectivos, com alta identificação com o estilo. Os resultados desta aplicação empírica sugerem que o estudo da segmentação pelo valor percebido possa ser validado por outras pesquisas e abre caminho para ações mais específicas de marketing.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i3.2311

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thel Augusto Monteiro, Universidade Metodista de Piracicaba

Professor da Faculdade de Ciências Humanas e da Faculdade de Gestão e Negócios da UNIMEP. Membro do Conselho do Curso de Administração de Empresas da Universidade Metodista de Piracicaba e Doutorando do Programa de Doutorado em Administração de Empresas da UNIMEP.

Antonio Carlos Giuliani, UNIMEP

Professor Doutor e Coordenador do Programa de Pós Graduação e Doutorado em Administração de Empresas. Coordenador do MBA em Marketing (Latu Senso).

Nadia Kassouf Pizzinatto, UNIMEP

Mestre e doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e Professora da UNIMEP.

Downloads

Publicado

06.12.2013

Como Citar

Monteiro, T. A., Spers, E. E., Giuliani, A. C., & Pizzinatto, N. K. (2013). É Possível Segmentar pelo Valor Percebido? Uma Aplicação em Consumidores do Ensino de Música Erudita. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(3), 102–122. https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2311

Edição

Seção

Artigos