Impacto do Marketing de Relacionamento sobre a Recomendação: Evidência do Varejo de Materiais de Construção Brasileiro

Autores

  • Lucas da Rocha Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER
  • Danny Pimentel Claro Instituto de Ensino e Pesquisa - INSPER

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2380

Palavras-chave:

marketing de relacionamento, recomendação, dependência do fornecedor, benefícios do relacionamento, varejo de materiais de construção

Resumo

Este trabalho aborda o impacto de iniciativas do marketing de relacionamento, tais como dependência, expertise e benefícios do relacionamento, sobre a recomendação de uma categoria de produtos. Para testar as hipóteses foram coletadas informações de 1925 lojas de material de construção (LMC). Observou-se que a dependência da LMC com o seu fornecedor tem um impacto positivo sobre a recomendação e que os benefícios oferecidos pelo fabricante aumentam a recomendação. Conclui-se que estar presente no ponto de venda é condição importante, mas não suficiente para garantir a recomendação.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i3.2380

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06.12.2013

Como Citar

da Rocha, L., & Claro, D. P. (2013). Impacto do Marketing de Relacionamento sobre a Recomendação: Evidência do Varejo de Materiais de Construção Brasileiro. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(3), 123–151. https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2380

Edição

Seção

Artigos