Impacto do Marketing de Relacionamento sobre a Recomendação: Evidência do Varejo de Materiais de Construção Brasileiro

Lucas da Rocha, Danny Pimentel Claro

Resumo


Este trabalho aborda o impacto de iniciativas do marketing de relacionamento, tais como dependência, expertise e benefícios do relacionamento, sobre a recomendação de uma categoria de produtos. Para testar as hipóteses foram coletadas informações de 1925 lojas de material de construção (LMC). Observou-se que a dependência da LMC com o seu fornecedor tem um impacto positivo sobre a recomendação e que os benefícios oferecidos pelo fabricante aumentam a recomendação. Conclui-se que estar presente no ponto de venda é condição importante, mas não suficiente para garantir a recomendação.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i3.2380


Palavras-chave


marketing de relacionamento; recomendação; dependência do fornecedor; benefícios do relacionamento; varejo de materiais de construção

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2380

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