Diversidade no Varejo: Impactos de Acessibilidade e Inclusão na Intenção de Compra

Autores

  • Marina Dias Faria Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Pereira Siqueira Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • José Luis Felicio Carvalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2343

Palavras-chave:

Marketing de varejo, Pessoas com deficiências, Acessibilidade

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal avaliar o efeito da acessibilidade da loja e da inclusão de funcionários com deficiências nas intenções de compra por parte de consumidores não deficientes em um ambiente de varejo. Dois objetivos intermediários foram estabelecidos e traduzidos em hipóteses a serem verificadas na fase empírica da pesquisa: (1) investigar se as informações sobre acessibilidade da loja e inclusão de funcionários deficientes, em comparação com a ausência dessas informações, teriam efeitos positivos nas intenções de compra por consumidores não deficientes; e (2) comparar as intenções de compra por parte de consumidores não deficientes com relação a lojas acessíveis no varejo e lojas em que o pessoal de contato é formado por funcionários com deficiências, com lojas em que se sobressaem os benefícios do desconto no preço e da localização do varejista. Para atingir tais objetivos, utilizou-se como estratégia metodológica na fase empírica da pesquisa o estudo experimental com suporte de cenários. Tomados em conjunto, os resultados levam a crer que, aparentemente, há pouca disposição por parte dos consumidores não deficientes em serem atendidos por funcionários deficientes em situações de compra no varejo, e esses consumidores parecem não valorizar um ambiente acessível.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i3.2343

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Publicado

06.12.2013

Como Citar

Faria, M. D., Siqueira, R. P., & Carvalho, J. L. F. (2013). Diversidade no Varejo: Impactos de Acessibilidade e Inclusão na Intenção de Compra. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(3), 231–259. https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2343

Edição

Seção

Artigos