O Método dos Itinerários: Uma Contribuição Metodológica das Ciências Sociais à Pesquisa de Consumo em Gestão

Autores

  • Dominique Desjeux Paris Descartes
  • Maribel Suarez COPPEAD / UFRJ
  • Roberta Dias Campos COPPEAD/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2677

Palavras-chave:

Método dos Itinerários, Comportamento do Consumidor, Pesquisa Qualitativa, CCT.

Resumo

A escolha do consumidor tem sido um dos principais interesses dos estudos em comportamento do consumidor nos últimos cinquenta anos. Ao longo do tempo, entretanto, o foco desta pesquisa tem se ampliado a fim de incluir não somente o momento da compra, mas, também, gradualmente, uma reflexão sobre o processo de decisão do consumidor, no que tange à seleção, consumo e descarte de produtos e serviços. Recentemente, pesquisadores treinados em áreas como antropologia e sociologia têm contribuído com perspectivas que encaram o processo de escolha como um fenômeno cultural e social. Este artigo apresenta o Método dos Itinerários: uma abordagem de pesquisa originalmente inspirada nos estudos antropológicos de consumo. O método pode contribuir para a pesquisa de comportamento do consumidor, no campo de administração, ao viabilizar a investigação do processo de consumo – seleção, consume e descarte – dentro de uma perspectiva sistêmica, que permite expandir a compreensão da temática da escolha do consumidor, tomando a cultura como elemento central de análise. O método é descrito, juntamente com a apresentação de suas premissas, etapas operacionais, e exemplos concretos de pesquisas sobre consumo. 

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Biografia do Autor

Dominique Desjeux, Paris Descartes

Professor de antropologia social e cultura da Universidade Paris Descartes, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Sorbonne. Diretor do programa de formação do doutorado profissional em Ciências Sociais da Paris Descartes. Professor visitante das universidades de Guangdong, em Guangzhou, China e do Instituto COPEAD de Administração, UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil. Membro do CERLIS, CNRS, Université Paris Descartes. Consultor de empresas como Kellogg’s, EDF, Le Monde.

Maribel Suarez, COPPEAD / UFRJ

Doutora em Administração de Empresas pela PUC-RJ, tendo realizado o mestrado pelo COPPEAD/UFRJ e a graduação em Comunicação Social pela ECO/UFRJ. Integra o Centro de Estudos em Consumo, núcleo de pesquisa patrocinado por empresas como L´oréal e FIAT. É co-organizadora do livro “Relações com os consumidores: experiências brasileiras”, publicado pela Editora Mauad, e do livro “Tempo da Beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares”, da Editora Senac, tendo ainda artigos publicados em livros e congressos nacionais e internacionais. Como professora leciona as disciplinas de Comportamento do Consumidor (MBA Executivo e Aperfeiçoamento em Gestão de Serviços), Fundamentos de Marketing e Canais de Marketing (Curso de Formação Marketing).

Roberta Dias Campos, COPPEAD/UFRJ

Professora adjunta da área de marketing e negócios internacionais do Instituto Coppead de Administração, da UFRJ. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Humanas e Sociais - Paris V - René Descartes - Sorbonne, doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Sciences humaines et sociales - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, comportamento, pesquisa qualitativa, marcas, beleza e método dos itinerários.

Publicado

23.05.2014

Como Citar

Desjeux, D., Suarez, M., & Campos, R. D. (2014). O Método dos Itinerários: Uma Contribuição Metodológica das Ciências Sociais à Pesquisa de Consumo em Gestão. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(2), 74–83. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2677