v. 13 n. 2 (2014): Edição Especial
Editorial BJM/ReMARK vol. 13, n. 2 (EDIÇÃO ESPECIAL), 2014
Caros leitores,
Neste ano de 2014, como parte do processo de evolução do Brazilian Journal of Marketing/BJM – que vem sendo desenvolvido desde que assumimos a editoria científica desta revista no final de 2012 – estamos trabalhando arduamente na consecução de números especiais acerca de métodos e técnicas de análise e seu contexto de aplicação no Marketing. Além disso, empreendemos um esforço grande no sentido de ampliar as parcerias entre pesquisadores nacionais e internacionais, também como forma de aumentar a qualidade dos estudos e pesquisas desenvolvidos em solo brasileiro.
Pesquisadores de grande relevância no cenário internacional do Marketing foram convidados por nós para os números especiais. Para nossa satisfação, todos receberam com entusiasmo e confirmaram o interesse. Não só responderam com motivação, como prontificaram-se a acelerar o processo de desenvolvimento dos papers, para que conseguíssemos cumprir os prazos estabelecidos. Este número conta com a presença de nomes como Joseph Hair Jr. (Kennesaw State University), Naresh K. Malhotra (Georgia Institute of Techology), Cristian M. Ringle (Hamburg University of Technology), Dominique Desjeux (l’Université Paris Decartes). Mais relevante ainda, contamos com nomes nacionais que têm se desenvolvido como referências para os pesquisadores de Marketing no Brasil, com boa parte de sua produção sendo de caráter internacional.
Nesse sentido e procurando tangibilizar esse trabalho, é com grande satisfação que apresentamos o primeiro número especial deste volume de 2014. Trata-se de um conjunto de 07 artigos, todos na versão completa tanto em português quanto em inglês. Um conjunto robusto de produções, congregando as mais variadas metodologias e técnicas de análise de dados, utilizadas em larga escala, ou mesmo ainda em processo de desenvolvimento no universo das pesquisas em Marketing. Assim, estamos privilegiando tanto o conjunto de pesquisadores que opera no âmbito das práticas consagradas, quanto os mais vanguardistas e que procuram experimentar novos caminhos para colocar em prática suas pesquisas.
Para abrir este primeiro número especial, temos o artigo intitulado MENSURAÇÃO EM MARKETING: ESTADO ATUAL, RECOMENDAÇÕES E DESAFIOS, dos pesquisadores Felipe Zambaldi, Francisco José da Costa e Mateus Canniatti Ponchio. Na sequência, optamos por apresentar os três tipos de técnicas e ferramentas para modelagem de equações estruturais. Os dois primeiros concentram-se em matrizes de covariância – MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS COM LISREL: UMA VISÃO INICIAL, de Naresh K. Malhotra, Evandro Luiz Lopese Ricardo Teixeira Veiga e MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS BASEADA EM COVARIÂNCIA (CB-SEM) COM O AMOS: ORIENTAÇÕES SOBRE A SUA APLICAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA DE MARKETING, dos autores Joseph F. Hair Jr., Marcelo L. D. S. Gabriel e Vijay K. Patel. Para matrizes de correlação, apresentamos o paper intitulado MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS COM UTILIZAÇÃO DO SMARTPLS, dos pesquisadores Cristhian M. Ringle, Dirceu da Silva e Diógenes Bido.
No que pode ser chamado o miolo, ou ‘recheio’ dos artigos, encontra-se o primeiro de caráter mais qualitativo – O MÉTODO DOS ITINERÁRIOS: UMA CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS À PESQUISA DE CONSUMO EM GESTÃO de Dominique Desjeux, Maribel Suarez e Roberta Dias Campos.
Finalizando este número, destacamos o artigo intitulado META-ANÁLISE EM MARKETING, de Vinicius Andrade Brei, Valter Afonso Vieira e Celso Augusto de Matos e, fechando com ‘chave de ouro’, o paper sobre PESQUISA EXPERIMENTAL EM MARKETING, dos pesquisadores Jose Mauro Hernandez, Kenny Basso e Marcelo Moll Brandão.
Trata-se de uma coletânea ampla o suficiente para reforçar a qualidade dos estudos e pesquisas desenvolvidos no contexto brasileiro e, mais importante ainda, para estreitar os laços entre nós pesquisadores de Marketing dos Programas de StrictoSensu das universidades brasileiras, que estamos buscando elevar a nossa pesquisa ao patamar de qualidade internacional.
Boa leitura a todos e aguardem os próximos números do Brazilian Journal of Marketing/BJM, pois traremos muitas novidades este ano, tanto nos especiais, quanto nos regulares!
Otávio Freire
Editor Científico
Suzane Strehlau
Editora Adjunta