Meta-Análise em Marketing

Autores

  • Vinicius Andrade Brei UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
  • Valter Afonso Vieira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM
  • Celso Augusto de Matos UNIVERSIDADE DO VALE DO SINOS - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2681

Palavras-chave:

Meta-análise, marketing, pesquisa, método

Resumo

A meta-análise é um método que procura agregar resultados de pesquisas anteriores, integrando-os e ajustando-os, levando-se em consideração as diferentes condições nas quais as pesquisas originais foram investigadas. O resultado esperado é um valor que represente a força da associação entre uma ou mais variáveis estudadas, gerando uma resposta padrão generalizável. Com isso o pesquisador pode concluir contra ou a favor de uma dada teoria e/ou ter facilitada uma tomada de decisão. Este trabalho discute os aspectos metodológicos e estruturais da organização de investigações meta-analíticas em marketing, sugerindo oito passos para organização dos dados e interpretação dos resultados. Ao final, são discutidas as implicações das fórmulas e correções dos efeitos, bem como propostos caminhos de investigações que utilizem a meta-análise em marketing.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i2.2681

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Biografia do Autor

Vinicius Andrade Brei, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Cátedra Tramontina Eletrik Professor Adjunto da Escola de Administração da UFRGS. Docteur em Sciences de Gestion pela HEC (École des Hautes Études Commerciales) – Paris – França Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  

Valter Afonso Vieira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Valter Afonso Vieira (Resumo do CV): (a) Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), (b) Pós-Graduado em Tutoria de Educação a Distância pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (NEAD-UFPR), (c) Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS) e (d) Doutor em Administraçãopelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília, (PPGA/UnB), na área de concentração Marketing e Comportamento do Consumidor. Ministrou diversas disciplinas na graduação e nos programas de Pós-Graduação Lato-Sensu. Possui experiência como professor, pesquisador, coordenador de estágio supervisionado, orientador e examinador de monografias de graduação e especialização, e coordenador de curso de bacharelado. Publicou artigos científicos em congressos, seminários e periódicos, tanto nacionais como internacionais. Possui um índice H-Hirsch de 5. Obteve 3 prêmios de Melhor Artigo Científco (Best Paper) em competição nacional, sendo (a) XII PROVAR-FIA Varejo, (b) II CLAV Varejo da FGV/EAESP e (c) II EMA da Anpad. Obteve outras 2 indicações para prêmio de Melhor Artigo Científco, ficando entre os top 3, sendo (d) 1 trabalho indicado para premiação na área de marketing do XXX EnAnpad 2006 (Salvador-BA) e (e) 1 trabalho indicado para premiação no III EMA 2010 (Florianópolis-SC). Possui o prêmio de melhor avaliador no III CLAV-FGV de varejo. Suas áreas de interesse são: administração, varejo, planejamento estratégico, desempenho empresarial, métodos de pesquisa e marketing. Seus trabalhos foram publicados em periódicos tais como: Journal of Consumer Behaviour, Journal of Services Marketing, Journal of Industrial Business Marketing, Journal of Fashion Marketing Management, e Services Industrial Journal. É Autor do livro "Escalas em Marketing; métrica de resposta do consumidor e de desempenho empresarial", Editora Atlas (2011).

Celso Augusto de Matos, UNIVERSIDADE DO VALE DO SINOS - UNISINOS

É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPG Adm) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Possui doutorado em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-EA-UFRGS). Fez o mestrado em Administração, com ênfase em Administração Mercadológica, pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD-UFMG) e graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (FACE-UFMG). Suas áreas de maior interesse são comportamento do consumidor de serviços e suas implicações para as estratégias de marketing. As suas pesquisas já foram publicadas em revistas brasileiras e estrangeiras, como Journal of the Academy of Marketing Science, Journal of Service Research, The Service Industries Journal, dentre outros. Possui 40 publicações listadas na base Google Scholar, gerando 625 citações e um índice H = 8. Atualmente, é Líder do Tema 6 (Marketing de Serviços e de Relacionamento) na ANPAD, no período 2013-2014 (contato: celsoam@unisinos.br).

Publicado

23.05.2014

Como Citar

Brei, V. A., Vieira, V. A., & Matos, C. A. de. (2014). Meta-Análise em Marketing. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(2), 84–97. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2681