Meta-Analysis in Marketing

Authors

  • Vinicius Andrade Brei UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
  • Valter Afonso Vieira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM
  • Celso Augusto de Matos UNIVERSIDADE DO VALE DO SINOS - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2681

Keywords:

Meta-Analysis, Marketing, Investigation, Method.

Abstract

Meta-analysis is a method that seeks to aggregate, integrate, and adjust results from previous studies, while considering the different conditions in which the original studies were investigated. The expected benefit is demonstration of the association between one or more variables, and generation of a systematic review and integration of studies. Hence, in the meta-analysis, the researcher can present broad evidence for or against a given theory. This study discusses the methodological and structural aspects of the organization of meta-analytical investigations in marketing. In addition, this paper suggests eight steps to organize the data and interpret the results. Lastly, we discuss the implications of the formulas and the corrections of the effects, as well as proposing paths for investigations that use meta-analysis in marketing. 

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Author Biographies

Vinicius Andrade Brei, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

Cátedra Tramontina Eletrik Professor Adjunto da Escola de Administração da UFRGS. Docteur em Sciences de Gestion pela HEC (École des Hautes Études Commerciales) – Paris – França Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  

Valter Afonso Vieira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM

Valter Afonso Vieira (Resumo do CV): (a) Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), (b) Pós-Graduado em Tutoria de Educação a Distância pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (NEAD-UFPR), (c) Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/EA/UFRGS) e (d) Doutor em Administraçãopelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília, (PPGA/UnB), na área de concentração Marketing e Comportamento do Consumidor. Ministrou diversas disciplinas na graduação e nos programas de Pós-Graduação Lato-Sensu. Possui experiência como professor, pesquisador, coordenador de estágio supervisionado, orientador e examinador de monografias de graduação e especialização, e coordenador de curso de bacharelado. Publicou artigos científicos em congressos, seminários e periódicos, tanto nacionais como internacionais. Possui um índice H-Hirsch de 5. Obteve 3 prêmios de Melhor Artigo Científco (Best Paper) em competição nacional, sendo (a) XII PROVAR-FIA Varejo, (b) II CLAV Varejo da FGV/EAESP e (c) II EMA da Anpad. Obteve outras 2 indicações para prêmio de Melhor Artigo Científco, ficando entre os top 3, sendo (d) 1 trabalho indicado para premiação na área de marketing do XXX EnAnpad 2006 (Salvador-BA) e (e) 1 trabalho indicado para premiação no III EMA 2010 (Florianópolis-SC). Possui o prêmio de melhor avaliador no III CLAV-FGV de varejo. Suas áreas de interesse são: administração, varejo, planejamento estratégico, desempenho empresarial, métodos de pesquisa e marketing. Seus trabalhos foram publicados em periódicos tais como: Journal of Consumer Behaviour, Journal of Services Marketing, Journal of Industrial Business Marketing, Journal of Fashion Marketing Management, e Services Industrial Journal. É Autor do livro "Escalas em Marketing; métrica de resposta do consumidor e de desempenho empresarial", Editora Atlas (2011).

Celso Augusto de Matos, UNIVERSIDADE DO VALE DO SINOS - UNISINOS

É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPG Adm) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Possui doutorado em Administração, com ênfase em Marketing, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-EA-UFRGS). Fez o mestrado em Administração, com ênfase em Administração Mercadológica, pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD-UFMG) e graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (FACE-UFMG). Suas áreas de maior interesse são comportamento do consumidor de serviços e suas implicações para as estratégias de marketing. As suas pesquisas já foram publicadas em revistas brasileiras e estrangeiras, como Journal of the Academy of Marketing Science, Journal of Service Research, The Service Industries Journal, dentre outros. Possui 40 publicações listadas na base Google Scholar, gerando 625 citações e um índice H = 8. Atualmente, é Líder do Tema 6 (Marketing de Serviços e de Relacionamento) na ANPAD, no período 2013-2014 (contato: celsoam@unisinos.br).

Published

2014-05-23

How to Cite

Brei, V. A., Vieira, V. A., & Matos, C. A. de. (2014). Meta-Analysis in Marketing. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(2), 84–97. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2681