Refletindo sobre a Ética na Prática do Neuromarketing: A Neuroética

Autores

  • Marcos Ferreira Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Alberto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Plínio Rafael Reis Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cid Gonçalves Filho Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2689

Palavras-chave:

Neuroética, Neuromarketing, Neurociências, Marketing, Ética.

Resumo

Este artigo procura responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são as questões éticas relevantes relacionadas à prática do neuromarketing? Seus objetivos são explicar a evolução do campo do neuromarketing a partir da neurociência e da neuroeconomia; explicar as principais técnicas de pesquisa utilizadas no neuromarketing; apresentar o campo da neuroética e aplicar a neuroética para realizar uma reflexão acerca das questões éticas relevantes à prática do neuromarketing. O neuromarketing surgiu a partir dos avanços da neuroeconomia. Utilizando-se das mesmas técnicas de mapeamento de imagens cerebrais, o neuromarketing procura investigar os consumidores e utilizar as informações em ações de marketing. O campo da neuroética pode ser compreendido como uma reflexão das práticas neurocientíficas e conceitos éticos. Questões de interesse para a neuroética dizem respeito à aplicações práticas da neurotecnologia tanto para pessoas como para a sociedade. Marketing é uma atividade empresarial com impactos sociais e, portanto, não pode ser executado em um vazio de valores.  Este artigo contribui para o conhecimento acadêmico do neuromarketing a partir de uma extensa revisão realizada em periódicos internacionais e da apresentação de um campo específico do neuromarketing ainda não discutido pela academia no Brasil: a neuroética. A reflexão acerca da ética das práticas de neuromarketing, a neuroética é importante para orientar as pesquisas atuais (e futuras) neste campo.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i3.2689

Biografia do Autor

Marcos Ferreira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC - FACE/FUMEC

Carlos Alberto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP;Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais - FACE/UFMG.

Plínio Rafael Reis Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração, com ênfase mercadologia e administração estratégica, tem experiência como Professor e Consultor na área de Análise e Pesquisa de Mercado. Participa como colaborador no Núcleo de Estudos do Comportamento do Consumidor (NECC UFMG), Núcleo de consultoria, treinamento e pesquisa em Marketing e Estratégia (NUME UFMG), Núcleo de Internacionalização (Fundação Dom Cabral) e Núcleo de Gestão de Mercados (GEM Fundação Dom Cabral). Tem experiência profissional e docente nas áreas de Estatística Aplicada, Consultoria Empresarial e Pesquisa de Marketing, com ênfase em Metodologia Científica e Análise de Dados. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 53 trabalhos em eventos. Já foi agraciado com o prêmio de melhor artigo de marketing em congresso internacional (CLADEA 2005) e indicado ao prêmio de melhor artigo no Encontro de Marketing da ANPAD (2010). Atuou como Professor da Universidade FUMEC, integrando o corpo docente dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração - (linha de pesquisa Estratégia e Tecnologias em Marketing), Coordenador do Curso de Certificação MBA e Assessor da Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) Especialização - MBA. Atualmente ocupa o cargo de professor Adjunto A, dedicação exclusiva, no Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG, atuando na linha de administração mercadológica.

Cid Gonçalves Filho, Universidade FUMEC

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG;Professor da Universidade FUMEC.

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Publicado

11.08.2014

Como Citar

Santos, M. F., Gonçalves, C. A., Monteiro, P. R. R., & Filho, C. G. (2014). Refletindo sobre a Ética na Prática do Neuromarketing: A Neuroética. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(3), 49–62. https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2689

Edição

Seção

Artigos