Os Desafios da Marca na Instituição de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2612Palavras-chave:
Gestão da marca. Serviços Educacionais. Instituições de Ensino Superior (IES).Resumo
Analisar a percepção dos gestores sobre a gestão da marca em instituições de ensino superior (IES) que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), em Santa Catarina, Brasil, se constituiu no objetivo deste estudo. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando o método de múltiplos casos foi adotada como metodologia. A coleta de dados primários foi realizada por meio de entrevista, em profundidade, baseada em roteiro semiestruturado, sendo os sujeitos sociais os reitores e os responsáveis pelo marketing das instituições membros da ACAFE. A análise de conteúdo foi utilizada para a interpretação dos significados das respostas obtidas na pesquisa de campo. Os resultados evidenciam que há entendimento e reconhecimento sobre a importância do processo de gestão da marca da IES. E, que este processo é de responsabilidade de todos na instituição. Entretanto, ainda existem desafios para a consolidação deste processo, sendo os principais entraves: o posicionamento da marca, o comprometimento do público interno e a resistência à mudança, dentre outros. Como são poucos os estudos sobre o tema, estes resultados servem para ampliar o conhecimento sobre o processo de gestão de marca em IES.
DOI: 10.5585/remark.v13i3.2612
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