Análise de Mediação, Moderação e Processos Condicionais

Autores

  • Paulo Henrique Muller Prado UFPR
  • José Carlos Korelo UFPR
  • Danielle Mantovani Lucena da Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i4.2739

Palavras-chave:

mediação, moderação, mediação moderada, moderação mediada, processos condicionais

Resumo

Este artigo faz uma discussão dos principais aspectos relacionados às análises de mediação e moderação simples, assim como dos processos condicionais utilizados para modelos mais complexos, como os de mediação moderada e de moderação mediada. As recentes mudanças na forma como essas  análises têm sido realizadas por pesquisadores trás a necessidade de discuti-las no intuito de estimular a sua utilização em pesquisas brasileiras. Neste artigo, os autores apresentam principalmente uma discussão sobre as técnicas de análise e as principais recomendações para os procedimentos hoje realizados, os tipos de efeitos que devem ser considerados (diretos, indiretos e total) e como interpretá-los. São também discutidos os processos condicionais, amplamente utilizados na condução das análises de moderação mediada e de mediação moderada.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Muller Prado, UFPR

Professor Associado de MarketingDepatamento de Administração Geral e AplicadaUniversidade Federal do Paraná

José Carlos Korelo, UFPR

Professor Adjunto de MarketigDepatamento de Administração Geral e AplicadaUniversidade Federal do Paraná

Danielle Mantovani Lucena da Silva, UFPR

Professora Adjunta de MarketingDepatamento de Administração Geral e AplicadaUniversidade Federal do Paraná

Publicado

10.09.2014

Como Citar

Prado, P. H. M., Korelo, J. C., & Silva, D. M. L. da. (2014). Análise de Mediação, Moderação e Processos Condicionais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(4), 04–24. https://doi.org/10.5585/remark.v13i4.2739