Na Alegria e na Tristeza: Compartilhamento de Informações, Comparação e Consumo em Comunidades Virtuais de Noivas

Autores

  • Rute de Alencar Frota Uece
  • Ana Augusta Ferreira de Freitas Uece

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2514

Palavras-chave:

Comunidades virtuais. Comparação social. Consumo.

Resumo

As comunidades virtuais são compreendidas por pesquisadores da área de marketing como um importante grupo de referência para a tomada de decisão dos consumidores, servindo como fonte ou até mesmo ambiente de consumo. Pouco se conhece sobre os mecanismos de comparação social que ocorrem nestes ambientes e seus consequentes em termos de emoção gerada e consumo. O objetivo deste trabalho é analisar o consumo motivado pela comparação em comunidades virtuais. Para tal, uma pesquisa netnográfica foi empreendida na comunidade “Noivinhas”, presente na rede social Facebook, e formada por noivas de uma capital do Brasil. Entrevistas semiestruturadas junto a participantes também foram conduzidas para alcançar o objetivo do estudo. Foi possível constatar que os depoimentos, fotos e vídeos postados na comunidade virtual estudada não só dão margens para que a comparação ocorra, mas também para que, a partir dela, emoções sejam geradas. As emoções negativas foram as mais lembradas pelas entrevistadas e também eram relatadas pelas participantes da comunidade. Inveja, arrependimento e tristeza podem ser citadas como as mais recorrentes. Já as emoções positivas não são tão marcantes para algumas noivas e a grande maioria só relata a felicidade. Em relação ao consumo, todas as entrevistadas admitiram que a comparação acaba motivando-o, principalmente quando a emoção gerada é negativa.

Biografia do Autor

Rute de Alencar Frota, Uece

Mestranda em Administração (UECE), Graduação em Comunicação Social (UFC), Jornalista da Universidade Federal do Ceará.

Ana Augusta Ferreira de Freitas, Uece

Pós-Doutorado em Administração (EBAPE/FGV), Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção (UFSC), Graduação em Engenharia Civil (UFC), Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração.

Downloads

Publicado

30.06.2015

Como Citar

Frota, R. de A., & Freitas, A. A. F. de. (2015). Na Alegria e na Tristeza: Compartilhamento de Informações, Comparação e Consumo em Comunidades Virtuais de Noivas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(2), 208–222. https://doi.org/10.5585/remark.v14i2.2514

Edição

Seção

Artigos