Doação de Órgãos no Brasil: Uma Análise das Campanhas Governamentais sob a Perspectiva do Marketing Social

Autores

  • Leonardo Benedito Oliveira Rezende Faculdade Novos Horizontes
  • Caissa Veloso e Sousa Faculdade Novos Horizontes
  • Jefferson Rodrigues Pereira Faculdade Novos Horizontes
  • Liliane de Oliveira Rezende Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2902

Palavras-chave:

Social Marketing, Organ Donation, Governmental Campaigns, Safety, No Donation.

Resumo

Atualmente, no Brasil, identifica-se uma demanda por doação de órgãos superior à oferta. Na fila de espera para conseguir uma doação encontram-se pacientes que o transplante como sua única esperança de vida. Segundo o Mistério da Saúde do Brasil (2014), o número de pacientes ativos no Cadastro Técnico Nacional, a espera de um transplante de órgão, diminuiu aproximadamente 40% nos últimos cinco anos. Esta redução está associada a uma maior e mais qualificada oferta de serviços públicos em prol da doação de órgãos. Contudo, ressalta-se que estes números ainda não atendem as necessidades e demandas atuais da sociedade. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção de doadores e potenciais doadores de órgãos do Estado de Minas Gerais, Brasil, acerca das estratégias de marketing social adotadas pelo governo. Para tal, realizou-se uma pesquisa de abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados da etapa quantitativa foram coletados por meio de uma survey aplicada a 412 indivíduos e para a fase qualitativa foram realizadas 23 entrevistas semiestruturadas com pessoas diretamente envolvidas no processo de doação de órgãos. Os resultados indicam que um dos principais fatores que interfere negativamente na intensão de doar órgãos está relacionado a questões de segurança. Sublinha-se, ainda, uma baixa percepção acerca da eficácia das campanhas de marketing social em prol da doação de órgãos.

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Biografia do Autor

Leonardo Benedito Oliveira Rezende, Faculdade Novos Horizontes

Mestrando em Administração na Faculdade Novos Horizontes

Caissa Veloso e Sousa, Faculdade Novos Horizontes

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa de Administração Estratégica e Mercadologia. Tema de pesquisa da tese: Neuromarketing. Possui mestrado em Administração pela FEAD - MINAS (2007) e graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pesquisadora de Pós Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora e Coordenadora do Curso de Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes. Linhas de interesse de pesquisa: marketing; comportamento do consumidor (campo multidisciplinar de pesquisas); neuromarketing; neuroeconomia; tomada de decisão; estratégias coletivas de empresas.

Jefferson Rodrigues Pereira, Faculdade Novos Horizontes

Mestrando em administração na Faculdade Novos Horizontes

Liliane de Oliveira Rezende, Faculdade Novos Horizontes

Mestrando em administração na Faculdade Novos Horizontes

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Publicado

28.09.2015

Como Citar

Rezende, L. B. O., Sousa, C. V. e, Pereira, J. R., & Rezende, L. de O. (2015). Doação de Órgãos no Brasil: Uma Análise das Campanhas Governamentais sob a Perspectiva do Marketing Social. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(3), 362–376. https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2902

Edição

Seção

Artigos