Predição de Uso Tecnológico de Estudantes da Rede Pública: Um Estudo de Caso sobre a Usabilidade e Aceitação do Netbook

Autores

  • Everaldo Marcelo Souza da Costa Universidade da Amazônia
  • Emílio José Montero Arruda Filho Universidade da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.2942

Palavras-chave:

Comportamento de uso, Método Quantitativo, Setor educacional, Justificação, Convergência Tecnológica

Resumo

Esse trabalho contempla uma análise do período anterior à entrega do netbook, aos alunos de uma escola pública em Belém-Pa. O objetivo é verificar as expectativas de usabilidade dessa tecnologia pelos mesmos. A Técnica escolhida à proposta dessa pesquisa foi um survey, com coleta de dados online e análise quantitativa, cujas variáveis advêm da literatura de marketing. Por fim, argui-se que estudantes predizem aceitar um equipamento tecnológico, caso o mesmo possua tecnologia similar às conhecidas por eles, dentro de valores hedônicos com justificativas utilitárias de uso. 

Biografia do Autor

Everaldo Marcelo Souza da Costa, Universidade da Amazônia

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (UEPA), Mestre em Administração (UNAMA), Doutorando em Administração (UNAMA).

Emílio José Montero Arruda Filho, Universidade da Amazônia

Pós-Doutorado na Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP) no departamento de mercadologia (MCD) (2012/2014). Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi di Bergamo (Italy), Março de 2009. Esteve como visitante na University of Rhode Island (USA) com o Grupo RITIM (Research Institute for Telecommunications and Information Marketing), no período de set/2007 à jun/2008. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1995) e mestre em Engenharia Elétrica pela mesma Universidade (1998). 

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Publicado

18.12.2015

Como Citar

Costa, E. M. S. da, & Arruda Filho, E. J. M. (2015). Predição de Uso Tecnológico de Estudantes da Rede Pública: Um Estudo de Caso sobre a Usabilidade e Aceitação do Netbook. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(4), 468–478. https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.2942