Valores e Características Geracionais: Um Estudo em uma Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Newton Yasuo Furucho UNIMEP
  • Yeda Cirera Oswaldo UNIMEP
  • Graziela Oste Graziano UNIMEP
  • Valéria Rueda Elias Spers UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.3142

Palavras-chave:

Baby Boomers, Geração X, Geração Y, Organizações

Resumo

O presente estudo busca diagnosticar as principais características e valores da Geração Y.  No desenrolar deste artigo, serão apresentados o referencial teórico sobre o tema abordado, a metodologia adotada e os resultados da pesquisa realizada junto aos discentes da Geração Y que frequentam uma instituição de ensino superior privada do interior do estado de São Paulo. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-diagnóstico e que para coleta de dados utilizou-se de um questionário estruturado, com questões fechadas de múltipla escolha.  Após a aplicação do questionário a 130 alunos que frequentam à instituição, pode-se constatar que os valores e características mencionados no referencial teórico ocorrem no contexto das organizações como a facilidade de lidar com novas tecnologias; mudança de emprego, visando maior remuneração, satisfação imediata e prazer por dispor de mais tempo para si próprio; satisfação profissional; inovação; impaciência/intolerância; qualidade de vida; determinação; descompromisso em excesso; promoção e ascensão profissional; facilidade em executar várias tarefas simultaneamente; necessidade de constante aprimoramento e desenvolvimento contínuo; realização de projetos com significado; aquisição de experiência; agilidade e dificuldade de lidar com adversidades.

Downloads

Publicado

21.12.2015

Como Citar

Furucho, N. Y., Oswaldo, Y. C., Graziano, G. O., & Elias Spers, V. R. (2015). Valores e Características Geracionais: Um Estudo em uma Instituição de Ensino Superior. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(4), 492–501. https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.3142