Muvuca na Loja Aumenta Compra por Impulso ou Afasta Consumidores? A Resposta Depende da Tolerância ao Crowding

Autores

  • Marlette Cassia Oliveira Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Caraguatatuba
  • Flávio Santino Bizarrias Universidade Nove de Julho
  • Jussara Goulart da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Marcelo Moll Brandão Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.3131

Palavras-chave:

, percepção de crowding, tolerância ao crowding, emoção, coping, compra por impulso

Resumo

O objetivo desta pesquisa é entender a influência da tolerância ao crowding como variável moderadora na relação entre emoções negativas e respostas dos consumidores à percepção de crowding. As respostas dos consumidores foram capturadas por meio de estratégias adaptativas e compra por impulso. Para testar as hipóteses da pesquisa foi realizado um survey por meio da internet, com a utilização de uma foto de supermercado com alta densidade humana como ancoragem dos respondentes a situação de compra pesquisada. Os testes foram analisados com a utilização de Modelagem de Equação Estrutural. Os resultados evidenciaram que a emoção negativa, resposta ao crowding, não influencia estratégias adaptativas (coping) e diminui compra por impulso, quando moderada pela tolerância ao crowding. Esses resultados contribuem para os estudos do fenômeno de crowding, principalmente em relação as estratégias que os consumidores utilizam em ambientes com alta densidade humana.

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Biografia do Autor

Marlette Cassia Oliveira Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Caraguatatuba

Doutora em Administração pela UNINOVE e Mestre Interdisciplinar em Administração, Comunicação e Educação pela Universidade São Marcos (2006). Possui Graduação em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Educacional do Município de Assis (2000), Graduação em Administração Geral pelo Instituto Educacional do Município de Assis (1993), Graduação em Pedagogia pelo Instituto Educacional do Município de Assis (1992). Atuou no planejamento estratégico de marketing da Projecto - Comércio de Materiais para Construção Ltda, professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Caraguatatuba e professora Universitário da Faculdade de Tecnologia São Sebastião. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, marketing de relacionamento, turismo, varejo e relacionamento com o cliente. 

Flávio Santino Bizarrias, Universidade Nove de Julho

Atualmente é Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho, linha de pesquisa em Marketing. Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), fez especialização em MARKETING e MARKETING DE SERVIÇOS pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (2004) Atualmente é professor de ensino superior da Universidade Nove de Julho, tendo atuado como analista de marketing sr na empresa TELECOMUNICAÇÕES DE SÃO PAULO S/A.- Telefônica. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia

Jussara Goulart da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Professora do Curso de Administração Coordenadora do Trabalho de Conclusão de Curso Coordenadora de Estágio Supervisionado Grupo de Estudos em Marketing de Varejo e Comportamento do Consumidor

Marcelo Moll Brandão, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela EAESP/FGV com tese desenvolvida em comportamento do consumidor no varejo (2012). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e mestrado em Ciências Contábeis pela FUCAPE - Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças (2006). Foi pesquisador do Projeto de Estudos sobre Atração dos Pólos Varejistas em SP - CEV/FGV. Experiência como professor de cursos de graduação, MBA e mestrado. Pesquisador da área de Marketing com produção de artigos científicos, e pesquisas aplicadas no mercado. Tem interesse de pesquisa em comportamento do consumidor (comportamento de compra da alta e baixa renda, ambiente de loja e respostas dos consumidores, percepção de crowding em ambientes de serviço) e estratégia em marketing (mensuração de resultados financeiros e econômicos de marketing).

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Publicado

21.12.2015

Como Citar

Ferreira, M. C. O., Bizarrias, F. S., da Silva, J. G., & Brandão, M. M. (2015). Muvuca na Loja Aumenta Compra por Impulso ou Afasta Consumidores? A Resposta Depende da Tolerância ao Crowding. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(4), 545–556. https://doi.org/10.5585/remark.v14i4.3131