Personalidade de Marca: Itinerários da Produção Nacional e Agenda de Pesquisa

Autores/as

  • Fernanda Bueno Cardoso Scussel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gisela Demo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3174

Palabras clave:

Personalidade de Marca, Revisão Bibliométrica, Produção Nacional, Institucionalização da Pesquisa, Agenda de Pesquisa.

Resumen

Este trabalho propõe um quadro conceitual concernente à personalidade de marca, desenhando um panorama dos estudos sobre o construto por meio de uma revisão que abrange sínteses do estado da arte e bibliometria dos estudos produzidos nos principais periódicos nacionais das áreas de administração e psicologia, no período de 2001 a 2015, para destacar a produção no novo milênio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de revisão sistemática e bibliométrica. Foram analisados 64 periódicos, resultando em oito artigos sobre personalidade de marca, categorizados segundo critérios demográficos, institucionais e metodológicos. Como principal conclusão, tem-se a incipiência nas pesquisas em âmbito nacional, necessidade de desenvolvimento teórico e empírico do construto, validações de medidas e estudos relacionais. Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento teórico nos estudos sobre marcas e apresentar reflexões e direcionamentos, contruindo um ponto de partida útil para a realização de futuras investigações.

Biografía del autor/a

Fernanda Bueno Cardoso Scussel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB).

Gisela Demo, Universidade de Brasília

Pós-doutorado em Organizations & Management pela Anderson School of Management da University of California, Los Angeles (Ucla).Doutora em Psicologia Organizacional pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB).Professora do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

Publicado

2016-09-27

Cómo citar

Scussel, F. B. C., & Demo, G. (2016). Personalidade de Marca: Itinerários da Produção Nacional e Agenda de Pesquisa. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(3), 340–354. https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3174