Personalidade de Marca: Itinerários da Produção Nacional e Agenda de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3174Palavras-chave:
Personalidade de Marca, Revisão Bibliométrica, Produção Nacional, Institucionalização da Pesquisa, Agenda de Pesquisa.Resumo
Este trabalho propõe um quadro conceitual concernente à personalidade de marca, desenhando um panorama dos estudos sobre o construto por meio de uma revisão que abrange sínteses do estado da arte e bibliometria dos estudos produzidos nos principais periódicos nacionais das áreas de administração e psicologia, no período de 2001 a 2015, para destacar a produção no novo milênio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de revisão sistemática e bibliométrica. Foram analisados 64 periódicos, resultando em oito artigos sobre personalidade de marca, categorizados segundo critérios demográficos, institucionais e metodológicos. Como principal conclusão, tem-se a incipiência nas pesquisas em âmbito nacional, necessidade de desenvolvimento teórico e empírico do construto, validações de medidas e estudos relacionais. Pretende-se, assim, contribuir para o desenvolvimento teórico nos estudos sobre marcas e apresentar reflexões e direcionamentos, contruindo um ponto de partida útil para a realização de futuras investigações.