Vantagens Competitivas do Mix de Varejo sob a Ótica da VRIO: Um Estudo de Caso em um Supermercado Independente

Autores

  • Lisiane Caroline Rodrigues Hermes Universidade de Passo Fundo
  • Cassiana Maris Lima Cruz Universidade de Passo Fundo
  • Laura Santini Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3165

Palavras-chave:

VRIO, RBV, Vantagens Competitivas, Mix de Varejo, Supermercado Independente.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as vantagens competitivas a partir do mix de varejo em um supermercado independente, sob a ótica do modelo de Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização (VRIO) proposto por Barney e Hesterly (2007) e da literatura sobre mix de varejo, vantagem competitiva e a Resource-Based Review (RBV). Esta pesquisa é caracterizada como relato de um caso com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os clientes e a proprietária do supermercado, além de um roteiro de observação não participante. A partir da análise de conteúdo dos dados coletados nas entrevistas e da observação não participante foi possível identificar que as variáveis do mix de varejo: localização, atmosfera da loja, público-alvo e atendimento são estratégias de diferenciação e consideradas como vantagem competitiva em relação à concorrência. 

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Biografia do Autor

Lisiane Caroline Rodrigues Hermes, Universidade de Passo Fundo

Professora da Faculdade de Economia, Administração e Ciências contábeis da Universidade de Passo Fundo

Cassiana Maris Lima Cruz, Universidade de Passo Fundo

Professora da Faculdade de Economia, Administração e Ciências Contábeis da Universidade de Passo Fundo

Laura Santini, Universidade de Passo Fundo

Bacharel em Administração

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Publicado

27-09-2016

Como Citar

Hermes, L. C. R., Cruz, C. M. L., & Santini, L. (2016). Vantagens Competitivas do Mix de Varejo sob a Ótica da VRIO: Um Estudo de Caso em um Supermercado Independente. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(3), 373–389. https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3165

Edição

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Artigos
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2
Pereira P.E.J. (2021)
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10.5585/REMARK.V20I2.16106
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