Verdadeiro ou Falso: A Percepção do Consumidor para o Consumo Verde no Varejo

Sergio Silva Braga Junior, Dirceu da Silva, Nelson Russo de Moraes, Sheila Farias Alves Garcia

Resumo


O objetivo deste estudo foi analisar a influência do greenwshing (maquiagem verde) na percepção do consumidor para o consumo verde no varejo. Sob este enfoque foi avaliada se o greenwashing confunde o consumidor sobre o que vem a ser o consumo verde e se o mesmo confia no consumo verde. Para a verificação do objetivo proposto por esse trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, por meio de um survey junto a uma amostra de 359 respondentes do Estado de São Paulo. Quanto à justificativa do método utilizado, a pesquisa exploratória, no fato de ser uma amostragem não-probabilística por conveniência e de natureza quantitativa, são caracterizadas por uma abordagem em campo buscando as características situacionais apresentadas pelos entrevistados para gerar medidas quantitativas dos atributos observados por estes. Para a coleta de dados foi utilizada uma empresa especializada e pesquisa de mercado e assim, foram coletados os dados de consumidores reais. Como resultado foi possível observar que o greenwashing confunde o consumido e não influencia na confiança do produto verde.


Palavras-chave


Greenwashing, Varejo, Produto Verde, Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade

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DOI: https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3342

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