Verdadeiro ou Falso: A Percepção do Consumidor para o Consumo Verde no Varejo

Autores

  • Sergio Silva Braga Junior UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Nelson Russo de Moraes UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Sheila Farias Alves Garcia UNESP - Univ. Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3342

Palavras-chave:

Greenwashing, Varejo, Produto Verde, Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a influência do greenwshing (maquiagem verde) na percepção do consumidor para o consumo verde no varejo. Sob este enfoque foi avaliada se o greenwashing confunde o consumidor sobre o que vem a ser o consumo verde e se o mesmo confia no consumo verde. Para a verificação do objetivo proposto por esse trabalho, foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, por meio de um survey junto a uma amostra de 359 respondentes do Estado de São Paulo. Quanto à justificativa do método utilizado, a pesquisa exploratória, no fato de ser uma amostragem não-probabilística por conveniência e de natureza quantitativa, são caracterizadas por uma abordagem em campo buscando as características situacionais apresentadas pelos entrevistados para gerar medidas quantitativas dos atributos observados por estes. Para a coleta de dados foi utilizada uma empresa especializada e pesquisa de mercado e assim, foram coletados os dados de consumidores reais. Como resultado foi possível observar que o greenwashing confunde o consumido e não influencia na confiança do produto verde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Silva Braga Junior, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração de Organizações pela FEARP/USP e graduado em Administração. Professor Assistente Doutor da UNESP - Universidade Estadual Paulista do Campus de Tupã, no curso de Administração de Empresas. Pesquisador na área de Ciências Sociais Aplicadas em assuntos ligados ao Comportamento do Consumidor para Produtos Verdes no Varejo e Logística Reversa no Varejo. 

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE

Nelson Russo de Moraes, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA Professor do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento – FCE/UNESP

Sheila Farias Alves Garcia, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração – FCAV/UNESP

Downloads

Publicado

28.09.2016

Como Citar

Braga Junior, S. S., da Silva, D., de Moraes, N. R., & Garcia, S. F. A. (2016). Verdadeiro ou Falso: A Percepção do Consumidor para o Consumo Verde no Varejo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(3), 390–400. https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3342

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>