A Psicologia Econômica na Análise do Comportamento do Consumidor
Resumo
A Psicologia Econômica aborda questões que vão muito mais além de pesquisas de mercado. Sendo assim, seus estudos também se voltam a observar variáveis como trabalho, desemprego, decisões sobre compras e poupança, investimentos, financiamentos, respostas à publicidade, entre outros. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar, por meio dos fundamentos do comportamento dos consumidores, sua relação à propensão de consumo compulsivo ou supérfluo. Trata-se de um estudo quantitativo que relaciona por meio de fenômenos e variáveis uma descrição do comportamento dos consumidores por meio da ferramenta estatística Propensity Score Matching do software Stata. Para coletar os dados, foi utilizado um questionário semiestruturado que foi aplicado online entre abril e agosto de 2016. A análise dos dados se deu pela regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com variáveis dummies controladas (variável dependente, pertencer ou não ao grupo de consumidores compulsivos) pelo conjunto das variáveis explicativas (independentes). Os resultados mostraram que os gastos médios mensais dos consumidores compulsivos aumentam, e, que quanto mais alta for a renda dos indivíduos, maiores serão os gastos com consumos desnecessários ou supérfluos. Considerando a variável sexo, os indivíduos do sexo masculino possuem maiores níveis de gastos desnecessários e propensos ao consumo supérfluo. Assim, pode-se dizer que o consumo é composto de influências para a compra e que o consumidor determina o seu consumo, conforme sua posição econômica (fator renda) e cultural (costumes, necessidades, impulsividades) dentro da sociedade.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5585/remark.v16i2.3470
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Marketing – Remark
Revista Brasileira de Marketing – ReMark
Brazilian Journal of Marketing - BJM
e-ISSN: 2177-5184
https://periodicos.uninove.br/remark
Rev. Bras. Mark. - ReMark ©2022 Todos os direitos reservados.
Esta obra está licenciada com uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional