O Peso do Discurso: A Representação da Mulher Plus Size em Campanhas Publicitárias de Lingerie no Brasil

Autores

  • Fernanda Bueno Cardoso Scussel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eloíse Helena Livramento Dellagnelo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3887

Palavras-chave:

Plus Size. Publicidade. Análise Crítica do Discurso. Marketing.

Resumo

 

Objetivo do estudo: identificar como está representada a mulher plus size nas campanhas publicitárias de lingerie no Brasil, avaliando se tal representação contribui com o ativismo plus size, a luta das mulheres acima do peso por inclusão social.

Metodologia/abordagem: recorreu-se à Análise Crítica do Discurso, segundo a qual foram analisadas 27 publicidades da marca Duloren.

Principais resultados: quatro discursos foram revelados – discurso de positividade, discurso do apelo do produto Duloren, discurso do apelo sexual e discurso de afirmação plus size. A mulher plus size representada por estes discursos é uma mulher bem resolvida, independente, segura e confiante, constituindo um esforço na mudança social engendrada pelo ativismo plus size. Destaca-se, ainda, o papel da publicidade no debate acerca de uma nova forma de olhar o corpo gordo, livre de preconceitos, de expressões pejorativas ou rótulos.

Contribuições teóricas/metodológicas: espera-se contribuir com o desenvolvimento da abordagem crítica nos estudos de marketing, buscando no conhecimento das teorias críticas elementos que questionem as práticas de marketing, a forma como a propaganda é desenvolvida e o impacto disso para o consumidor.

Relevância/originalidade: os achados buscam suprir uma lacuna de pesquisa no tocante aos consumidores plus size, pouco explorados na pesquisa de marketing e, quando abordados, tem-se enfatizada a perspectiva organizacional, onde são concebidos como nicho de mercado. Estes esforços vão ao encontro de um marketing mais humano, que requer o pesquisador ao lado do consumidor, e não apenas das marcas e das empresas em nossas análises.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Bueno Cardoso Scussel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) 

Eloíse Helena Livramento Dellagnelo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Progama de Pós-Grad em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Downloads

Publicado

20.09.2018

Como Citar

Scussel, F. B. C., & Dellagnelo, E. H. L. (2018). O Peso do Discurso: A Representação da Mulher Plus Size em Campanhas Publicitárias de Lingerie no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(6), 931–945. https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3887