O Peso do Discurso: A Representação da Mulher Plus Size em Campanhas Publicitárias de Lingerie no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3887Palavras-chave:
Plus Size. Publicidade. Análise Crítica do Discurso. Marketing.Resumo
Objetivo do estudo: identificar como está representada a mulher plus size nas campanhas publicitárias de lingerie no Brasil, avaliando se tal representação contribui com o ativismo plus size, a luta das mulheres acima do peso por inclusão social.
Metodologia/abordagem: recorreu-se à Análise Crítica do Discurso, segundo a qual foram analisadas 27 publicidades da marca Duloren.
Principais resultados: quatro discursos foram revelados – discurso de positividade, discurso do apelo do produto Duloren, discurso do apelo sexual e discurso de afirmação plus size. A mulher plus size representada por estes discursos é uma mulher bem resolvida, independente, segura e confiante, constituindo um esforço na mudança social engendrada pelo ativismo plus size. Destaca-se, ainda, o papel da publicidade no debate acerca de uma nova forma de olhar o corpo gordo, livre de preconceitos, de expressões pejorativas ou rótulos.
Contribuições teóricas/metodológicas: espera-se contribuir com o desenvolvimento da abordagem crítica nos estudos de marketing, buscando no conhecimento das teorias críticas elementos que questionem as práticas de marketing, a forma como a propaganda é desenvolvida e o impacto disso para o consumidor.
Relevância/originalidade: os achados buscam suprir uma lacuna de pesquisa no tocante aos consumidores plus size, pouco explorados na pesquisa de marketing e, quando abordados, tem-se enfatizada a perspectiva organizacional, onde são concebidos como nicho de mercado. Estes esforços vão ao encontro de um marketing mais humano, que requer o pesquisador ao lado do consumidor, e não apenas das marcas e das empresas em nossas análises.