Práticas Empresariais e o Efeito Greenwash: Uma Análise no Contexto Beauty Care
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3775Palavras-chave:
Práticas sustentáveis. Greenwash. Beauty Care.Resumo
Objetivo: Identificar a incidência de greenwashing nas ações supostamente afirmadas sustentáveis das organizações de produtos de cuidados com a higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, denominados de beauty care.
Método: Pesquisa exploratória e descritiva de caráter qualitativo, cuja base teórica para o trabalho emanou de pesquisas bibliográficas e análise documental. A análise de conteúdo sustentou o levantamento de informações em relatórios, sites empresariais, confrontando com notícias de imprensa e grupos de ativistas ambientais.
Principais resultados: Nos principais achados encontram-se diversas organizações que adotam práticas orientadas a inovação sustentável, enfatizando a importância de gerar uma imagem legitimada e institucionalizada à sociedade. No entanto, identificaram-se diversos registros de ações greenwashing das empresas analisadas, porém as constatações encontradas no decorrer dos anos têm sido reduzidas e as empresas buscam tornar suas alegações verdes mais confiáveis e menos ambíguas.
Contribuições teóricas/metodológicas: Contribuiu-se com a literatura a respeito da temática inovação sustentável e os efeitos greenwash das ações empresariais, com o propósito de auxiliar na tomada de decisão dos consumidores.
Relevância/originalidade: Torna-se expressivo apresentar uma pesquisa com levantamento de dados sobre empresas e seus direcionamentos a partir da temática inovação sustentável, pois têm crescido o número de indivíduos que consideram as questões ambientais e procuram produtos ecoamigáveis.
Implicações para a gestão ou sociais (opcional): A utilização de uma certificação baseada no sistema de rotulagem ecológica (Ecolabelling), praticada internacionalmente, pode auxiliar e certificar a qualidade para produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos ecológicos.