Mensurando o Valor Percebido em Serviços de Alimentação: Uma Pesquisa com Consumidores de Fast Food

Autores

  • Andre Felipe Queiroz UFMS
  • Caroline Spanhol Finocchio UFMS

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3873

Palavras-chave:

SERV-PERVAL. Valor Percebido. Fast food. Food Service.

Resumo

 

Objetivo do estudo: Este estudo teve como objetivo mensurar o valor percebido em serviços de alimentação do tipo fast food.

Metodologia/abordagem: Foi realizada uma pesquisa do tipo survey com 400 consumidores de fast food. Para mensurar o valor o percebido foi utilizada a escala multidimensional SERV-PERVAL. Na análise dos dados foi empregada a modelagem de equações estruturais.

Principais resultados: Os resultados demostraram que os constructos teóricos do modelo SERV-PERVAL podem predizer o valor percebido por consumidores brasileiros. A qualidade é o fator de maior impacto na percepção de valor, seguido das dimensões reputação e emoção. Por outro lado, as dimensões comportamental e monetária contribuíram em menor proporção para o valor percebido.

Contribuições teóricas/metodológicas: Este estudo contribui para a compreensão teórica das relações entre as dimensões do modelo SERV-PERVAL e o valor percebido pelos consumidores de fast food brasileiros, podendo ser utilizado em outros setores econômicos relacionados a serviços, pois se apresenta como um modelo teórico consistente.

Relevância/originalidade: A maioria das pesquisas de valor percebido realizadas no Brasil não contemplam dimensões relacionadas as respostas emocionais. Nesse sentido, motivados pelo estudo de Petrick (2002), essa dimensão foi incluída na pesquisa. Os resultados mostraram que as respostas emocionais, juntamente com as dimensões qualidade e reputação, são as que mais contribuem para o valor percebido no fast food.

 

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Publicado

10.09.2018

Como Citar

Queiroz, A. F., & Finocchio, C. S. (2018). Mensurando o Valor Percebido em Serviços de Alimentação: Uma Pesquisa com Consumidores de Fast Food. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 532–544. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3873