Atitudes do Consumidor Frente ao Consumo de Marcas de Cosméticos

Autores

  • Célio Gomes de Lima Júnior Universidade de Fortaleza
  • José Sarto Freire Castelo Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3892

Palavras-chave:

Atitudes do Consumidor. Teste de Associação Implícita. Marcas de Cosméticos.

Resumo

Objetivo:  O objetivo deste estudo é verificar a validade preditiva das atitudes implícitas e explícitas para explicar as relações entre atitude e comportamento do consumidor frente a duas marcas de cosméticos (Mary Kay TimeWise e Natura Ekos).

Método: São elaborados dois testes para mensurar atitudes (implícitas e explícitas) dos participantes. Por fim, cada um deles realiza uma tarefa de simulação de compra por computador.  Uma regressão linear múltipla é utilizada para identificar se os resultados do Teste de Associação Implícita (TAI) e da escala explícita de mensuração de atitude são estatisticamente eficazes para prognosticar os comportamentos simulados de consumo.

Originalidade/Relevância: Pesquisa relevante para a melhoria da medição das atitudes do consumidor, pois este estudo também faz uso das medidas implícitas, considerando as atitudes dos consumidores sem que eles estejam conscientes de suas respostas, já que estas atitudes também guiarão suas intenções de consumo.

Resultados: As duas mensurações de atitude indicam maior preferência pela marca ambientalmente amigável, revelando ainda que as duas escalas foram estatisticamente úteis na predição dos comportamentos de consumo, sendo o TAI a variável com maior capacidade preditiva.

Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo das atitudes implícitas traz contribuições práticas e metodológicas para o estudo do comportamento do consumidor, uma vez que considera não apenas o discurso verbal, mas também os processos automáticos, subjacentes à consciência, como os estados implícitos reduzindo o viés da aceitação social nas respostas explícitas.

 

Biografia do Autor

Célio Gomes de Lima Júnior, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Administração (UFC / 2013) e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Estácio / 2015), especialização em Gestão Financeira e Tributária (FFB / 2017) e atualmente é mestrando em Administração de Empresas (UNIFOR / 2017). Tem experiência em Administração de Empresas com ênfase na Gestão Financeira. Os assuntos de interesse profissional e acadêmico incluem Finanças Corporativas e Comportamento do Consumidor.

José Sarto Freire Castelo, Universidade de Fortaleza

Possui Doutoramento em Gestão com ênfase na área de Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atuou como Assessor da Diretoria daConfecções Guararapes S.A., Gerente Comercial da Quimindústria S.A. (Hidracor) e também como Coordenador do Curso de Administração da Universidade de Fortaleza.Atualmente é Professor Adjunto IV, leciona as disciplinas de Marketing Estratégico no Mestrado Profissional de Administração (MPA), Gestão Estratégica de Marcas(Branding) e Marketing Estratégico no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) inserido na linha de pesquisa das Estratégias Organizacionais (ESO), sendo também membro titular representante do Centro de Comunicação e Gestão no Comitê de Ética e Pesquisa na Universidade de Fortaleza.

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Publicado

10.09.2018

Como Citar

Lima Júnior, C. G. de, & Castelo, J. S. F. (2018). Atitudes do Consumidor Frente ao Consumo de Marcas de Cosméticos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 561–574. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3892